Vila Real alerta universitários e condiciona acesso a cemitérios

19 de Outubro 2020

A Câmara de Vila Real vai lançar uma campanha de sensibilização juntos dos estudantes universitários, condicionar o acesso aos cemitérios e apoiar a vacina da gripe neste concelho que regista 132 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.

“A prevenção e o comportamento individual responsável são as únicas armas que possuímos contra este flagelo”, afirmou esta segunda-feira o presidente da autarquia, Rui Santos.

O concelho registava no domingo 132 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, mais cerca de 50 do que há uma semana, e tinha 322 pessoas em isolamento.

O autarca disse que vai ser “desencadeada uma campanha de sensibilização junto dos estudantes para que mantenham as distâncias, evitem aglomerados e usem máscara”.

A iniciativa vai ser lançada esta semana e envolve a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e as forças policiais.

Na quarta-feira, a UTAD informou que cinco estudantes da instituição testaram positivo ao novo coronavírus e assegurou que a atividade académica estava a decorrer com normalidade.

Rui Santos disse ainda que o município vai retomar as ações de desinfeção nos locais de grande afluência de público e decidiu “implementar medidas excecionais” que condicionam o acesso aos cemitérios no fim de semana que inclui o Dia de Todos os Santos (1 de novembro).

Nesse fim de semana, o período de funcionamento dos cemitérios será das 07:30 às 19:00, a entrada estará sujeita a lotação e a permanência não deverá ultrapassar os 30 minutos seguidos, as casas de banho estarão encerradas, é obrigatória a utilização de máscara no interior do cemitério bem como a desinfeção das mãos, é ainda obrigatório o uso de luvas para o manuseamento de baldes, vassouras e outros equipamentos de utilização coletiva e, sempre que possível, será definido um circuito de entrada e saída no respetivo cemitério.

As medidas serão implementadas também nos cemitérios das freguesias, onde estarão funcionários do município e das juntas a auxiliar os cidadãos.

E hoje, dia em que avança a segunda fase da campanha de vacinação da gripe comum, a câmara anunciou que a Unidade Móvel de Saúde está a percorrer as freguesias e que aderiu à campanha “Vacinação SNS Local”.

O objetivo passa por, frisou Rui Santos, “evitar aglomerados nos centros de saúde” e que a “gripe comum não seja somada à covid-19”.

O município celebrou um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias e a Associação Dignitude no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”, que abrange a população do concelho com idade igual ou superior a 65 anos e dá a oportunidade de efetuar a vacinação contra a gripe sazonal, de forma gratuita, nas farmácias.

O município comparticipa financeiramente esta medida, à qual aderiram 13 das 14 farmácias de Vila Real.

Nas freguesias rurais, a campanha de vacinação está a ser feita na Unidade Móvel de Saúde, numa iniciativa que conta com o apoio do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão – Douro Norte.

Desde o início da pandemia, o concelho de Vila Real registou oito mortos associados à covid-19 em mais de 300 casos confirmados de infeção.

Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), em Portugal, morreram 2.198 pessoas dos 101.860 casos de infeção confirmados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights