Cabo Verde regista mais 91 casos positivos e eleva total para 8.694 infeções

30 de Outubro 2020

Cabo Verde registou mais 91 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 8.694 o total acumulado no país, informaram hoje as autoridades de saúde.

O diretor do Serviço de Prevenção e Contolo de Doenças Prioritárias, Jorge Noel Barreto, disse em conferência de imprensa que os laboratórios de virologia de Cabo Verde analisaram 677 amostras, recolhidas nos dias 23, 26, 27 e 28 de outubro, tendo encontrado 91 novos casos positivos.

A maioria dos novos casos foi diagnosticada na ilha de Santiago (44), distribuídos pelos concelhos da Praia (20), Santa Cruz (12), São Domingos (5), Ribeira Grande (3), Santa Catarina e Tarrafal, com dois cada.

Foram ainda contabilizados mais casos na ilha do Fogo (26), distribuídos pelos concelhos de São Filipe (24) e Mosteiros (2), bem como em São Vicente (14), Paul, em Santo Antão, com 5, Sal (1) e Tarrafal de São Nicolau (1).

Nas últimas 24 horas, o porta-voz do Ministério da Saúde informou que mais 117 pessoas tiveram alta, passando o país a ter agora um total acumulado de 7.913 casos considerados recuperados, o que representa 91% do total.

A mesma fonte avançou ainda que há 20 casos suspeitos, 994 pessoas em quarentena e 22 doentes internados nos hospitais, dos quais um em situação mais crítica no Hospital Agostinho Neto, na Praia.

Com os novos dados, Cabo Verde passou a ter um acumulado de 8.694 casos desde 19 de março, mantém 95 óbitos, dois doentes transferidos e os casos ativos diminuíram para 684 em todo o país (7,8%).

Neste momento, Jorge Barreto disse que a situação da doença no país é “estacionária”, com uma “ligeira melhoria”, mas disse que é preciso esperar pelo menos mais uma semana para fazer um balanço e a avaliação dos efeitos da campanha para as eleições autárquicas de 25 de outubro no número de novos casos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sofia Ramalho eleita nova bastonária da Ordem dos Psicólogos

A atual vice-presidente da direção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, foi hoje eleita nova bastonária, substituindo Francisco Miranda Rodrigues, que estava no cargo desde 2016, de acordo com os resultados provisórios.

MAIS LIDAS

Share This