ULS Alto Minho ativa plano de contingência mas mantém normalidade em cirurgia

16 de Janeiro 2025

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) ativou no dia 04 o nível 1 do plano de contingência, mas os serviços assistenciais ligados à consulta, à cirurgia e ao internamento estão a funcionar com normalidade.

“O nível 1 foi ativado no dia 04 de janeiro, antecipando a maior afluência de utentes aos serviços de urgência devido às infeções respiratórias prevalentes neste período do ano”, referiu hoje a ULSAM.

Em resposta a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a ULS indicou que “os serviços de urgência estão a funcionar com tempos de espera adequados a cada nível de prioridade clínica”.

A ativação do plano de contingência “implicou a transferência de cerca de uma dezena de utentes para unidades do setor privado e social”.

Em causa estão “utentes com alta clínica, mas que aguardam uma resolução da sua situação a nível social, nomeadamente vagas na rede de cuidados continuados”, acrescentou.

Estes utentes foram transferidos para o hospital privado Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, distrito do Porto, “conforme previsto e protocolado”.

A ULSAM esclarece ainda que “as alterações ao nível de contingência dependem sempre da evolução da situação, mas serão sempre pensadas para prestar a melhor assistência possível à população do Alto Minho”.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rapazes jogam mais videojogos e apostam mais dinheiro

A maioria dos alunos joga videojogos, especialmente em dias sem aulas, dedicando-lhes várias horas diárias, enquanto o jogo a dinheiro é menos comum, mas mais prevalente entre rapazes e estudantes do ensino secundário, revela um estudo hoje divulgado.

Prática semanal de 150 minutos de exercício baixa risco e cancro

A prática semanal de 150 minutos de exercício físico moderado reflete-se num risco mais baixo de desenvolver cancro em adulto, indicou hoje um investigador da Fundação Champalimaud, instituição que criou há dois anos um laboratório dedicado a esta área.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights