Em comunicado, a ULS de Santo António divulgou hoje que a Unidade de Ambulatório Saúde Mental na Comunidade, situada na rua do Vale do Chão, em Sete Caminhos (São Cosme), “será uma estrutura de proximidade”.
O edifício de dois pisos e construído num terreno cedido pela Câmara de Gondomar vai ter consultas, psicoterapias, administração de psicofármacos, reabilitação e terapia ocupacional, trabalho social e articulação com instituições sediadas na comunidade.
“Esta articulação será feita com os cuidados de saúde primários, autarquia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações e cidadãos empenhados da comunidade”, refere a ULS.
O Serviço Local de Saúde de Gondomar, que inclui esta nova estrutura, será o primeiro com uma gestão em modelo de Centro de Responsabilidade Integrado (CRI).
Para além dos 168 mil gondomarenses, este CRI será “aberto à livre referenciação e circulação” de doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Esta unidade, que permitirá a prática de cuidados em saúde mental, estará organizada em três equipas comunitárias – consulta externa, consultas domiciliárias e interdisciplinares – um hospital de dia, área de dia e terapia ocupacional/reabilitação.
A Unidade de Ambulatório de Saúde Mental implicou um investimento de 2,2 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A estrutura será inaugurada na sexta-feira, pelas 09:30, e deverá contar com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
lusa/HN
0 Comments