A distribuição de cerca de 400 ‘kits’ já está a decorrer nesse concelho do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, e garante a cada criança um conjunto individual com uma escova de dentes adequada à sua faixa etária, uma pasta dentífrica com flúor, um copo e ainda uma ampulheta para contagem de minuto e meio, que é o tempo recomendado de escovagem para esse público-alvo.
A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, diz que o objetivo é inculcar bons hábitos nas crianças logo desde tenra idade, na expectativa de que, ao fazê-lo por via da “aprendizagem em grupo, de forma lúdica, interativa e envolvente”, essas práticas de higiene oral perdurem ao longo da vida.
“Nas escolas onde já fizemos distribuição, os ‘kits’ foram recebidos com grande entusiasmo pelas crianças, que ficaram encantadas com as cores e o design das escovas e com as ampulhetas para contagem do tempo de escovagem”, revelou Margarida Belém.
Defendendo que os hábitos de higiene oral não se devem limitar ao contexto doméstico, a autarca socialista acredita que o reforço desses cuidados em ambiente escolar é, portanto, “essencial para que se tornem uma prática diária consistente”.
A oferta de ‘kits’ integra-se na Estratégia Municipal de Saúde, no âmbito da qual a autarquia implementou duas outras medidas com objetivos idênticos: financiou a cadeira odontológica para a Consulta de Médico Dentista, que funciona desde 2017 no Centro de Saúde de Arouca; e vem desenvolvendo o programa “Sorrisos”, que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social e económica no acesso a próteses dentárias e equipamentos ortodônticos.
No caso dos ‘kits’ para as crianças do pré-escolar, a iniciativa abrange igualmente atividades pedagógicas conduzidas por técnicos de saúde especializados, que, em visita aos estabelecimentos de ensino, procurarão sensibilizar as crianças para os cuidados essenciais a ter com a sua dentição.
Nesse contexto, Margarida Belém aponta o envolvimento ativo da comunidade escolar como “fundamental para o sucesso da iniciativa, que reforça não só a saúde, mas também a autoestima dos mais pequenos”.
LUSA/HN
0 Comments