Quatro casos confirmados em Lar de Mogadouro

3 de Novembro 2020

A Estrutura Residencial São João Batista, tutelada pela Misericórdia de Mogadouro, no distrito de Bragança, tem três funcionários e uma utente que testaram positivo para o novo coronavírus, disse esta terça-feira à Lusa o provedor da instituição.

João Henriques adiantou que foram testados no domingo um total de 97 pessoas, dos quais 50 são utentes/idosos e 47 funcionários.

“Após a realização de 97 testes de diagnósticos à Covid-19, foram detetados quatro casos positivos: uma utente e três funcionárias”, concretizou o provedor.

O responsável explicou que, logo após a detenção de um primeiro caso positivo para a Covid-19, foram solicitados testes de rastreio para todos os utentes e funcionários da Estrutura Residência São João Batista.

“O que nos resta é continuar a trabalhar no sentido proteger todos aqueles os que se encontram nesta instituição. Uma Estrutura Residencial não é diferente do resto da sociedade. Sabendo que o concelho de Mogadouro é um dos 121 que fazem parte dos que apresentam uma alta taxa de incidência de Covid-19 por 100 mil habitantes, também isso se reflete dentro destas estruturas”, vincou João Henriques.

Agora a preocupação dos responsáveis pela Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro “é estancar imediatamente todo este fluxo da infeção”.

Esta Estrutura Residencial já foi sujeita a um processo de descontaminação, uma operação que ficou cargo de uma empresa da especialidade, após solicitação do município de Mogadouro.

Esta Estrutura Residencial tem a seu cargo 50 utentes e 47 funcionários.

De acordo com o último boletim epidemiológico, emitido na segunda-feira pela Unidade de Saúde Local (ULS) do Nordeste, o concelho de Mogadouro regista 81 casos ativos de Covid-19.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.590 pessoas dos 146.847 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

MAIS LIDAS

Share This