Hospital de Beja realiza 4.745 exames no 1.º ano com ressonância magnética

24 de Março 2025

A ressonância magnética do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, realizou 4.745 exames no 1.º ano de atividade, reduzindo para 1.743 o número de diagnósticos efetuados no exterior, anunciou a respetiva unidade local de saúde.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) revelou que “o tão aguardado equipamento” realizou, neste ano inaugural de funcionamento, 4.745 exames nas áreas de abdómen e pélvis, cabeça e pescoço, coluna e bacia, membros e mama.

Em março de 2024, no mês em que o equipamento entrou em funcionamento nesta unidade hospitalar, “começámos com 39 exames”, exemplificou a ULSBA.

A título de comparação, a mesma unidade local de saúde ilustrou que, em fevereiro deste ano, os exames realizados já chegaram aos 575, lê-se na nota.

Segundo a instituição, em 2023, foram realizados 3.263 exames de ressonância magnética fora do Hospital José Joaquim Fernandes, enquanto, neste último ano, já foram apenas 1.753.

Para o Conselho de Administração da ULSBA, citado no comunicado, estes resultados são possíveis graças “a toda a equipa de profissionais que fazem com que este equipamento seja uma realidade em crescendo de qualidade ao serviço da população”.

A ressonância magnética foi inaugurada a 20 de março de 2024, pelo antigo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, ainda na governação do PS.

Na altura, Beja era o único distrito do país sem acesso a um equipamento deste tipo, tanto no serviço público como no privado, o que obrigava os utentes a deslocarem-se a unidades hospitalares fora do Baixo Alentejo.

O equipamento representou um investimento de mais de 1,5 milhões de euros, comparticipado a 85% pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sismo: Mais de 90 pessoas estarão sob os escombros em Myanmar

Mais de 90 pessoas terão ficado presas nos escombros de um edifício de apartamentos em Mandalay, a segunda maior cidade de Myanmar, que foi fortemente atingida por um terramoto na sexta-feira, disse à AFP um funcionário da Cruz Vermelha.

Raparigas cada vez mais manipuladas pelos rapazes – especialista

A psicóloga Tânia Gaspar alertou hoje que a sociedade está a regredir no respeito pelas mulheres, contando que pediatras sentem que as raparigas estão a ser mais manipuladas e criticadas pelos rapazes, devido à sua aparência, sem saberem defender-se.

Voluntariado é taxado como produto importado na Guiné-Bissau

O voluntariado está onde falha o Estado na Guiné-Bissau, através de organizações que doam trabalho, equipamentos e materiais, mas estes são taxados como produtos importados nas alfândegas guineenses, queixam-se essas instituições sociais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights