Unidade de Saúde no concelho de Cinfães encerra a partir de segunda-feira

27 de Março 2025

A Unidade de Saúde (US) de Moimenta, em Cinfães, vai encerrar a partir de segunda-feira, segundo um aviso hoje colocado na porta do estabelecimento e que surpreendeu o presidente daquele município, que pediu esclarecimentos à administração hospitalar.

“Avisam-se todos os utentes que, a partir do dia 31 de março, esta Unidade de Saúde estará encerrada. Todos os utentes do doutor Carlos Reis passarão a ser acompanhados na US de Souselo. Os agendamentos das consultas mantêm-se, sendo efetuadas em Souselo. Gratos pela compreensão”, pode ler-se num aviso afixado na porta da Unidade e cuja fotografia foi enviada à agência Lusa.

Num comunicado de imprensa enviado à agência Lusa, a Câmara de Cinfães, liderada por Armando Mourisco, afirma que “o Município de Cinfães foi hoje surpreendido com a colocação de um aviso que comunica o encerramento” da US de Moimenta.

Em reação e tendo em conta as “várias preocupações atuais”, Armando Mourisco enviou um pedido de esclarecimentos à administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa, nomeada no final do mês de fevereiro e presidida por José Luís Gaspar.

No pedido de esclarecimentos, Armando Mourisco refere que, atualmente, há “muitos utentes com falta de médico de família” e aponta a US de Souselo, com cerca de cinco mil utentes, com “apenas um médico”.

Na US de Oliveira do Douro, “até então sem médico de família e, agora, apenas com médico às segundas-feiras, todo o dia, e às quartas-feiras, de manhã”, mas, destaca, só a atender apenas doentes crónicos (diabetes e hipertensos) e com agendamento desde agosto” de 2024.

“A criação das duas USF [Unidades de Saúde Familiar] anunciadas, a USF Serpa Pinto, em Cinfães, e a USF Douro Verde, em Souselo, encontram-se ‘congeladas’, à espera de vistorias. O atraso provoca a desilusão dos médicos de família e a vontade de sair deste concelho (apesar dos apoios que o município dá de 600 euros mês, acrescidos de outros benefícios)”, indica.

Na missiva, Armando Mourisco escreve que no Município foram “confrontados, sem auscultação, sem um simples telefonema ou um email, com um comunicado – frio e seco – que informa do encerramento” da US de Moimenta.

O autarca aponta ainda uma “preocupação acrescida” com o acordo de contratualização na área da fisioterapia com a Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, e acordado com o “último presidente do conselho de administração, Henrique Capelas”, da ULS do Tâmega e Sousa.

“Mas sem efeito à data, visto a falta de uma autorização final da ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde], que mantém religiosamente os documentos sem despacho”, sublinha o presidente daquele município do distrito de Viseu.

Armando Mourisco realçou ainda a “preocupação com os utentes, que tão prejudicados têm sido, na prestação dos cuidados de saúde, ainda por cima uma população envelhecida e, por consequência, mais carenciada desses cuidados”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights