Hospitalização domiciliária em Viseu com nível de satisfação superior a 98%

15 de Abril 2025

O nível de aceitação e satisfação por parte de doentes e cuidadores da Unidade de Hospitalização Domiciliária da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (UHD - ULSVDL) é superior aos 98%, informou hoje a instituição.

No dia em que a Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS Viseu Dão-Lafões celebra seis anos de atividade, a direção hospitalar indicou, através de uma nota de imprensa, que o projeto é um sucesso.

“Atingiu um nível de aceitação e satisfação por parte de doentes e cuidadores superior aos 98%, superando por isso, e em larga medida, o nível de satisfação existente nos modelos convencionais de internamento”, indicou.

Nos últimos seis anos, a unidade internou aproximadamente 2.350 doentes nos seus domicílios, percorreu mais de 420 mil quilómetros e retirou ao modelo convencional cerca de 18.400 dias de internamento.

Ou seja, disponibilizou vagas no modelo convencional, “o que em termos de custos foi também muito significativo” para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Esta unidade centra-se “primordialmente no doente, privilegiando de forma muito clara e concreta os ganhos dos doentes e das suas famílias”.

“A estratégia da UHD da ULSVDL tem passado por um crescimento progressivo, mas sustentado, mantendo o seu foco primordial na qualidade, segurança e eficiência dos cuidados prestados aos doentes das mais diferentes áreas médicas e cirúrgicas”.

Em 2019, no início do projeto, tinha capacidade de seis camas, atualmente tem uma disponibilidade de internamento domiciliário de 13 camas, prevendo-se um aumento para 16 camas a curto prazo.

A UHD “evoluiu também em termos de distância considerada segura, admitindo atualmente doentes em praticamente todos os concelhos do distrito de Viseu, desde que geograficamente se localizem a mais ou menos 35 minutos da sede da ULSVDL”.

Em 2022, a UHD “estendeu a sua capacidade de internamento às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI)/Lares/Residências Seniores, desde que reúnam os pressupostos gerais conhecidos para admissão” da unidade.

Para a administração hospitalar, presidida por António Sequeira, estes indicadores “reforçam a excelência do trabalho realizado e a sua importância no contexto atual e de futuro” na saúde em Portugal.

Este modelo de internamento é “a melhor alternativa para iniciar ou manter cuidados de nível hospitalar aos doentes elegíveis, garantindo assistência contínua de cuidados médicos e de enfermagem no domicílio do doente durante o processo agudo de doença”.

A Hospitalização Domiciliária só é possível se cumprir um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos, permitindo que o doente fique em casa, sob a responsabilidade dos profissionais de saúde.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa no Seixal

Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights