Comissão de inquérito ao HDES presta “bom serviço à democracia açoriana”

13 de Maio 2025

O presidente da comissão parlamentar de inquérito ao incêndio no Hospital Divino Espírito Santo (HDES) defendeu hoje que aquela comissão está a “prestar um bom serviço à democracia açoriana”, após uma visita à unidade de saúde.

“Acho que esta comissão está a prestar um bom serviço à democracia açoriana sem prejuízo de haver posições antagónicas e, sobretudo, sem prejuízo de todos garantirem que todas as questões que têm são colocadas e são efetivamente esclarecidas”, afirmou Berto Messias (PS).

O deputado falava aos jornalistas após uma visita ao edifício principal do HDES e à infraestrutura modular construída na sequência do incêndio em 04 de maio de 2024.

Berto Messias alertou que o escrutínio “nunca pode ser posto em causa” numa democracia, a propósito dos trabalhos da comissão, onde nas últimas semanas foram ouvidos técnicos das áreas da engenharia e da saúde, administradores e profissionais do HDES.

“Não podemos diabolizar aquilo que é o debate político-partidário e o escrutínio. Ninguém num Estado de Direito está acima do escrutínio. É isso que tem sido feito. Umas vezes com mais intensidade, outras vezes como menos intensidade”, reforçou.

O presidente da comissão adiantou que os deputados visitaram as “áreas da zona mais afetada pelo incêndio” e destacou a disponibilidade do conselho de administração para prestar esclarecimentos.

A visita dos deputados não foi acompanhada pela comunicação social por decisão da administração do HDES.

Berto Messias confirmou que, durante esta semana, vai ser “definido o prazo para entrega do relatório final” e a data da reunião para apreciação do relatório.

As audições da comissão de parlamentar de inquérito terminam na quinta-feira com a auscultação da secretária regional da Saúde (PSD/CDS-PP/PPM), Mónica Seidi.

No dia antes, na quarta-feira, vai ser ouvida a atual presidente do HDES e diretora clínica à data do incêndio, Paula Macedo.

No dia 04 de maio de 2024, o HDES, o maior hospital dos Açores, foi afetado por um incêndio, que obrigou à transferência de todos os doentes para outras unidades de saúde da região, da Madeira e do continente.

Os serviços do hospital reabriram de forma faseada e foi instalado um hospital modular junto ao edifício do HDES, que será alvo de obras de recuperação e modernização.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rosário Trindade apela a colaboração estruturada no Health Re:Design Summit

Rosário Trindade, Diretora de Assuntos Corporativos e Acesso ao Mercado da AstraZeneca, defendeu hoje no Health Re:Design Summit, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a necessidade de uma colaboração mais estruturada e responsável entre setor público e privado para garantir o acesso equitativo à saúde em Portugal.

Fragmentação institucional ameaça eficiência do SNS, alerta Pedro Pita Barros

Na sua intervenção no Health Re:Design Summit, realizado hoje na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Pita Barros, Professor Catedrático da NOVA SBE, alertou para os riscos da fragmentação institucional no sistema de saúde português e defendeu a necessidade de clarificar responsabilidades para garantir melhores resultados em saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights