OneCareAI: empresa que utiliza IA para detetar risco de AVC em tempo real

21 de Maio 2025

O Centro Nacional de Supercomputação de Barcelona (BSC-CNS) promoveu a criação de uma empresa paralela, denominada OneCareAI, especializada na deteção em tempo real do risco de AVC utilizando Inteligência Artificial (IA) e ‘smartwatches’.

A OneCareAI oferece uma tecnologia que aplica a IA e a supercomputação para fornecer uma deteção precoce, personalizada e em tempo real do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com base em dados de eletrocardiogramas de ‘smartwatches’.

Esta tecnologia, desenvolvida no BSC como parte do projeto Innostroke, tem também potencial para ser aplicada a doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias, afirmou o centro de supercomputação em comunicado.

O AVC é uma das doenças com maior impacto global e, só em Espanha, 120 mil pessoas sofrem de AVC todos os anos, das quais cerca de 25.000 morrem.

Consequentemente, é considerado a segunda principal causa de morte, a terceira principal causa de incapacidade e uma das principais causas de demência no mundo.

A OneCareAI introduz no mercado uma tecnologia precisa e não invasiva que utiliza dados de eletrocardiogramas (ECG) recolhidos a partir de dispositivos portáteis e incorpora informações sobre o estilo de vida do doente através de uma aplicação móvel.

De acordo com o cofundador da OneCareAI, Davide Cirillo, a empresa traz “uma nova forma de compreender a prevenção médica, reunindo a ciência, a tecnologia e o bem-estar pessoal para se manter à frente das doenças cerebrovasculares e melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Embora a empresa esteja inicialmente centrada na prevenção do AVC, a sua tecnologia tem potencial para ser alargada a outras doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias, abrindo um leque de oportunidades de escalabilidade e desenvolvimento futuro.

O desenvolvimento da nova tecnologia envolveu perfis de várias disciplinas, como especialistas em biotecnologia e engenheiros informáticos dos departamentos de Ciências da Computação e Ciências da Vida do BSC.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Centro Académico e Clínico de Coimbra lidera inovação e investigação clínica em Portugal

O Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Universidade de Coimbra (UC), assinalou ontem, dia 20 de maio, o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, destacando o papel de ensaios clínicos da iniciativa do investigador na instituição. A sessão refletiu o compromisso do CACC com a partilha de conhecimento e a valorização da investigação translacional no contexto académico e clínico nacional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights