Surto em lar de Coruche sobe para 86 infetados

7 de Novembro 2020

O número de infetados com o novo coronavírus no lar do Monte da Barca da Misericórdia de Coruche subiu hoje para 86, entre utentes e funcionários, informou o município.

Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche (no distrito de Santarém), disse à agência Lusa que os resultados dos testes realizados na quinta-feira aos funcionários e utentes que não estavam infetados revelaram mais 52 casos ativos, 40 utentes e 12 trabalhadores, a somar aos 28 idosos e oito funcionários detetados nos testes realizados há uma semana, sendo que ocorreu a morte de dois idosos por covid-19 desde o início do foco.

“Felizmente todos os utentes estão assintomáticos. Não significa que não tenham de tratar de outros problemas de saúde associados, mas não revelam sintomas associados à patologia da covid-19”, disse o autarca.

Francisco Oliveira afirmou que hoje à noite foi feita mais uma vistoria técnica, pelo delegado de saúde, proteção civil e segurança social, para avaliar as condições do lar e os recursos necessários para responder às necessidades, nomeadamente de assistentes operacionais.

Além da equipa de primeira intervenção que havia sido disponibilizada pela Segurança Social, constituída por seis pessoas, haverá um reforço com mais quatro cuidadores até segunda-feira, afirmou.

Por outro lado, o Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria e o Centro de Saúde de Coruche destacaram um médico e um enfermeiro a tempo inteiro “para melhorar os cuidados de saúde dos utentes”, acrescentou.

O autarca afirmou que na próxima quinta-feira será feita nova testagem a todos os utentes e funcionários para uma avaliação da situação, estando a decorrer o rastreamento dos contactos de todos os trabalhadores para que o surto não alastre para a comunidade.

Francisco Oliveira afirmou que o lar, situado numa herdade, tem “boas condições”, tendo a dezena de utentes cujos testes tiveram resultado negativo sido separados dos que estão infetados com o SARS-CoV-2, sendo acompanhados por equipas técnicas distintas.

Num outro lar, não licenciado pela Segurança Social, situado na freguesia da Fajarda, 11 dos 17 utentes estão igualmente infetados, bem como um funcionário, tendo sido feitas as vistorias necessárias “para adequação do espaço”, bem como a desinfeção das instalações, afirmou.

Além de um reforço de equipamentos de proteção individual, o município instalou um contentor para servir de alojamento e de copa para os trabalhadores dessa instituição, estando prevista para segunda-feira a realização de novos testes a todos os utentes e funcionários, adiantou.

“A situação epidemiológica do concelho regista um total de 206 casos identificados, com 111 casos ativos confirmados, 88 casos curados, sete óbitos e 125 casos em vigilância ativa”, afirma um comunicado do município.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.792 pessoas dos 166.900 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This