Confinamento não travou concentração de CO2 na atmosfera

23 de Novembro 2020

A concentração de dióxido de carbono na atmosfera continuou a aumentar este ano apesar do confinamento global devido à pandemia da covid-19, revelou hoje a Organização Meteorológica Mundial.

Aquela agência das Nações Unidas registou em 2019 um aumento considerável das emissões daquele gás de efeito de estufa, que atingiu 410 partículas por milhão, e o ritmo não parou de aumentar em 2020, apesar de muitos países terem praticamente parado a sua atividade económica.

“A descida das emissões relacionada com o confinamento representou apenas um pequeno ponto na curva de longo prazo, que devemos achatar de forma continuada », afirmou o secretário geral da organização, Petteri Taalas.

De acordo com o boletim hoje divulgado, durante o período de confinamento mais intenso, as emissões globais diminuíram cerca de 17 por cento.

A OMM considera muito difícil estimar a redução anual total das emissões em 2020, mas admite que possa estar entre 4,2 e 7,5%.

No entanto, essa redução de emissões não significará uma redução de concentrações de dióxido de carbono na atmosfera este ano porque resultam de emissões acumuladas deste ano e dos anos anteriores.

A concentração de dióxido de carbono irá aumentar este ano mas a um ritmo ligeiramente menor, sem ultrapassar as flutuações habituais do ciclo do carbono observáveis de um ano para outro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights