PSD de Viseu exorta Governo a encerrar escolas

20 de Janeiro 2021

A Comissão Política Distrital do PSD de Viseu exortou esta quarta-feira o Governo a encerrar as escolas devido à Covid-19, por considerar que estas "não podem continuar a ser um contribuinte ativo para aumentar a pressão hospitalar".

Em comunicado, aquela estrutura partidária refere que “o aumento exponencial do número de infeções e de mortos” impõe “que sejam tomadas medidas mais restritivas” e que “este é o tempo da política”.

“Não podemos esperar por subterfúgios técnicos para tomar decisões inadiáveis. As escolas têm de encerrar, em especial o terceiro ciclo e o secundário”, frisou.

No seu entender, “o problema não se coloca ao nível da aprendizagem dos alunos” e “não será um mês de aulas em ensino à distância que colocará em causa o percurso escolar”, havendo sempre “forma de corrigir e recuperar”.

“O que não pode esperar mais tempo é a saúde das nossas comunidades”, defende o PSD Viseu, lamentando que “a falta de coragem política e a ausência de antecipação do problema” esteja a criar um impasse.

A estrutura partidária considera que “o atraso na tomada de decisão só de justifica porque o Governo, o Ministério da Educação, não criou condições para garantir igualdade no acesso aos meios digitais, como se havia comprometido”.

“Tal como nos computadores que deveriam ter chegado às escolas no início do ano letivo, hoje era o dia para iniciar os testes rápidos nas escolas, anunciou o primeiro-ministro. Mais uma manobra de propaganda para a televisão à imagem do que aconteceu com o início do processo de vacinação”, lamenta.

Segundo o PSD, “não há certeza de quando começarão os testes” na região de Viseu, nem se sabe “se há equipas disponíveis para o fazer, uma vez que a prioridade é vacinar”.

“Será que ainda temos de esperar pela testagem dos alunos para proteger os alunos e as famílias, permanecendo em casa? Será que temos de continuar a manter centenas de turmas confinadas em casa enquanto outras se mantém expostas ao risco?”, questiona, pedindo aos autarcas e às autoridades de saúde que sejam “firmes na defesa das comunidades”.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Viseu exigiu hoje a suspensão da atividade letiva e educativa em regime presencial do terceiro ciclo e ensino secundário, “passando estes níveis de escolaridade a funcionar na modalidade de ensino à distância, por um período de 15 dias, e com posterior avaliação”.

Também a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões pediu hoje ao primeiro-ministro uma reanálise do funcionamento das escolas com o objetivo de colocar os alunos do terceiro ciclo, secundário e superior no ensino à distância, “enquanto os rácios de crescimento da pandemia tiverem estes indicadores”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights