Guiné Equatorial decreta novo confinamento para conter segunda onda de contágios

13 de Abril 2021

As autoridades da Guiné Equatorial decretaram novo confinamento obrigatório, restrições à circulação e prolongamento do fecho das escolas para conter a pandemia de Covid-19, numa altura em que o país vive uma segunda onda de contágios.

As novas regras, que entraram em vigor na segunda-feira, são justificadas, de acordo com o decreto governamental, pela “persistente inobservância” das medidas de luta contra a Covid-19.

“A omissão persistente de muitos cidadãos no uso de máscaras, as atividades de culto não controladas durante a Semana Santa, a violação da lotação de 50% e o distanciamento social, entre outros, são comportamentos considerados de risco e que provocaram um aumento dos níveis de transmissão do vírus”, refere-se no decreto.

De acordo com as autoridades de Malabo, o incumprimento das medidas “levou ao surgimento de uma segunda onda de contágios e ao consequente crescimento da curva de transmissão” no país, que regista 7.219 casos acumulados de Covid-19 e 106 mortes.

Neste contexto, foi decretada “a intensificação do confinamento” e proibidas as deslocações e a mobilidade, exceto por motivos de trabalho e com apresentação de teste PCR, certificado de vacinação ou declaração de autorização.

As aulas vão continuar suspensas nas cidades de Malabo (ilha de Bioko) e Bata (parte continental do país) e os voos comerciais de passageiros restritos a dois por semana para as companhias nacionais e um para as internacionais.

Foram igualmente decretados o “estrito respeito” pela capacidade de lotação das igrejas (50%) e o encerramento de parques, estabelecimentos de entretenimento, casinos, bares e discotecas.

As celebrações de aniversários, casamentos, funerais e velórios ficam limitadas à participação de 10 pessoas e os transportes públicos funcionarão com metade da lotação.

O uso de máscaras continua a ser obrigatório e o decreto prevê a existência de cercas sanitárias em bairros ou distritos onde se detetem surtos de Covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This