Grécia abre vacinação aos maiores de 30 anos

1 de Maio 2021

A Grécia começa hoje a vacinar todas as pessoas maiores de 30 anos, além dos grupos vulneráveis, profissionais de saúde e professores, esperando até final de junho ter imunizado todos os cidadãos que o desejem.

Na madrugada de hoje, sábado Santo da Páscoa ortodoxa, teve início o agendamento de consultas para a última faixa etária que ficou pendente acima dos 30 anos, a das pessoas entre os 45 a 49 anos, que terão acesso a todas as vacinas atualmente no mercado: BioNtech/Pfizer, Astrazena, Moderna e Janssen.

Esta última começara a ser administrada nas próximas semanas.

A Grécia propôs vacinar toda a população com mais de 30 anos com pelo menos uma dose até ao final de maio, coincidindo com o início da temporada turística e o previsível aumento da atividade económica.

As autoridades sanitárias gregas abriram na segunda-feira as marcações para a faixa etária entre os 30 e os 39 anos, e na quinta-feira atendimentos para pessoas entre os 40 e 44 anos, embora exclusivamente com as vacinas da AstraZeneca.

Até o momento, essas faixas etárias têm demonstrado grande interesse e nos primeiros dias cerca de 200.000 pessoas já fizeram a marcação, das quais pouco mais de 20.000 já receberam a primeira dose.

A partir de 05 de maio, após a Páscoa ortodoxa, a previsão é chegar a 100 mil vacinações diárias, uma vez que se espera que funcionem todos os 1.500 postos de vacinação previstos.

No total, 2,15 milhões de pessoas receberam a primeira dose na Grécia até agora, 20,12% da população, enquanto 8,8% receberam as duas doses.

O Governo espera que a taxa de vacinação aumente nos próximos dois meses, período em que prevê a chegada de 4,5 milhões de doses da vacina da Pfizer, 1,2 milhões da Janssen (toma única) e mais de meio milhão da Moderna.

Apesar do facto de nos últimos meses a terceira vaga ter atingido fortemente o país e de abril ter sido o segundo mês com a segunda maior mortalidade por coronavírus de toda a pandemia, a Grécia está gradualmente a relaxar as medidas de confinamento parcial que estão em vigor para alguns há quase meio ano.

Foi aumentado o horário de recolher, a abertura da restauração ao ar livre está prevista na próxima semana e, em meados de maio, a abertura oficial da temporada turística.

Desde o início da pandemia, a Grécia, cuja população é de quase onze milhões de habitantes, registou 345.033 infeções e 10.381 mortes por covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights