Presidente de Cabo Verde incentiva autoridades a intensificar medidas de apoio

1 de Maio 2021

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, reconheceu hoje que o Governo tem procurado agir em todas as frentes, mas incentivou a intensificar as medidas de apoio, especialmente aos mais vulneráveis afetados pelos efeitos da pandemia da covid-19.

“Estímulo as autoridades a intensificarem as medidas de apoio, especialmente as direcionadas aos mais carenciados, mas simultaneamente a reforçarem os procedimentos de fiscalização, pois a adoção de condutas adequadas é fundamental para fazer face à situação de tamanha gravidade”, incitou.

 Numa mensagem por ocasião do Dia do Trabalhador, o chefe de Estado cabo-verdiano reconheceu que Governo tem procurado agir em todas as frentes, como a sanitária, com destaque para a vacinação, a sociolaboral e a empresarial, mas sublinhou que uma das lições a ser extraída da pandemia é que as soluções não podem ser setoriais.

 “Os trabalhadores, os empregadores, a sociedade civil e o Estado têm de congregar esforços para que, em primeiro lugar, a doença, com o seu cotejo de sofrimento, seja debelada e a economia e o conjunto das relações sociais sejam reatadas com a maior normalidade possível”, apontou.

 Jorge Carlos Fonseca referiu que geralmente o Dia do Trabalhador é um dia de festa, de luta e de reflexão, mas em tempos de pandemia desafiou os trabalhadores, suas lideranças e organizações a se empenharem “de forma decidida” na prevenção, ao mesmo tempo que procuram defender os seus legítimos interesses.

 “O trabalhador cabo-verdiano sempre esteve na linha da frente das grandes batalhas. Não duvido que, com a sua determinação, será mais uma vez decisivo na construção das soluções que todos almejamos”, apelou o mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana.  Relativamente aos efeitos da pandemia, Jorge Carlos Fonseca salientou que a economia se encontra fortemente afetada, em decorrência de problemas do país, bem como de outros oriundos do exterior.

Além disso, regista-se um aumento de doentes e de óbitos, pressões sobre o sistema nacional de saúde, graves consequências sociais e laborais decorrentes das grandes dificuldades das empresas.

 “Muitas são as atividades empresariais que se encontram praticamente paralisadas, em razão de dificuldades locais ou externas e para as quais não se vislumbra uma solução a curto prazo”, continuou.

 Na sua mensagem, o Presidente de Cabo Verde enalteceu ainda o contributo dos trabalhadores da saúde, as forças da ordem, bombeiros e demais profissionais que integram o Serviço de Proteção Civil para reduzir os grandes males desta doença e ajudar a construir um futuro melhor.

 Cabo Verde registou na sexta-feira mais quatro óbitos provocados pela covid-19 e diagnosticou mais 328 novos infetados, de um acumulado de 23.882 pessoas que já contraíram a doença no país, dos quais 217 resultaram em morte e há 20.565 casos recuperados e 3.085 ativos.

 A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.168.333 mortos no mundo, resultantes de mais de 150,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This