Itália regista 28 mortos e 194 infeções com reforço de variante Delta

3 de Julho 2021

A Itália registou 28 mortes e 794 novas infeções pelo coronavírus que provoca a covid-19 nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde, quando se confirma o reforço da variante Delta, responsável por quase 25% dos casos totais.

Com estes aumentos, em linha com as últimas semanas, o saldo do total de infeções chega a 4.261.582 – desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020 – enquanto o número de mortes subiu para 127.615.

Por outro lado, a pressão sobre os hospitais continua a diminuir: das 47.779 pessoas com covid-19, 1.682 estão internadas, 79 a menos que quinta-feira, e 213 estão em cuidados intensivos (-16).

As autoridades italianas estão particularmente preocupadas com a emergência da variante Delta, detetada inicialmente na Índia e considerada mais contagiosa, que já representa 22,7% dos casos, informou hoje o Instituto Superior de Saúde, no seu relatório semanal.

O Instituto disse ainda que a variante Delta está já espalhada pelo país, com presença em 16 das 20 regiões italianas.

“O crescimento da prevalência da variante Delta é um dado esperado que deve ser controlado com cuidado. É fundamental continuar com o rastreamento sistemático dos casos para encontrar surtos”, declarou o presidente do Instituo Superior de Saúde, Silvio Brusaferro.

Em Itália, 35,61% da população com mais de 12 anos já está totalmente vacinada, correspondendo a 19,2 milhões de pessoas.

Acima da média do número de novas contaminações está a região de Lácio, com Roma como capital, onde a variante Delta se multiplicou por dez vezes em duas semanas, passando de 3,4% dos casos em 18 de maio para 34,9% hoje.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.957.862 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 182,5 milhões de casos de infeção, segundo o balanço mais recente feito pela agência francesa AFP.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This