Testagem maciça em Água de Pau com 1.226 testes e quatro positivos

10 de Julho 2021

A operação de testagem maciça na freguesia de Água de Pau, em São Miguel, testou 1.226 pessoas e detetou quatro casos positivos de covid-19, adiantou hoje à Lusa fonte da Autoridade Regional de Saúde.

A intenção era realizar 2.500 testes, mas, à convocatória que chamava todos os habitantes daquela freguesia do concelho da Lagoa com mais de seis anos e que não tivessem a vacinação completa, responderam 1.226 pessoas, das quais quatro foram diagnosticadas com a doença.

Segundo a informação remetida pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, que coordenou a operação, no primeiro dia de testagem foram realizados 392 testes, dois com resultado positivo, no segundo foram feitos 532, que revelou apenas um caso positivo, e o outro caso foi detetado ao terceiro dia, em que se realizaram 302 testes.

Foram identificados 40 contactos de alto risco, que se encontram em isolamento profilático e irão ser submetidos a dois testes PCR, adiantou a Autoridade Regional de Saúde.

A operação, que resultou de uma parceria da Direção Regional da Saúde com a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM), a Câmara Municipal da Lagoa, a Junta de Freguesia de Água de Pau e a Ordem dos Enfermeiros, decorreu entre segunda-feira, dia 05 de julho, e quarta-feira, dia 07.

Atualmente, o arquipélago tem 338 casos ativos de covid-19, sendo 311 em São Miguel, 15 na Terceira, seis no Pico, dois no Faial, dois em São Jorge e dois nas Flores.

Em vigilância ativa estão hoje 2.032 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.631 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.118 pessoas.

Faleceram 34, saíram do arquipélago 83 e 58 apresentaram prova de cura anterior.

Realizaram-se 595.212 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho corrente, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19.

Há 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.013.756 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 185,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.142 pessoas e foram registados 902.489 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights