Dentro de dez anos, 80% dos timorenses irão falar português

17 de Julho 2021

O futuro secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, afirmou hoje em Luanda que a introdução de vocábulos portugueses no tétum vai levar a que 80 por cento dos timorenses passem a falar português dentro de dez anos.

“A ‘portuguesição’ do tétum irá ajudar também a que o português seja mais facilmente falado”, disse, manifestando a convicção de que “daqui a muito pouco tempo, talvez menos de dez anos, Timor poderá ter à volta de 70 a 80 por cento de falantes de português”.

Criado em Portugal, onde estudou, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste é otimista com o futuro da língua portuguesa no seu país.

“Eu noto que os timorenses têm uma grande amizade e uma grande afeição por Portugal” e “se é verdade que nos vinte e tais anos de administração indonésia os timorenses não foram e não puderam aprender e falar português livremente, (…) eu creio que hoje depois da independência a nova geração está muito mais aberta”, explicou, em entrevista à agência Lusa, à margem da XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorre em Luanda.

No seu entender, “o timorense é naturalmente um poliglota. Em Timor, qualquer timorense fala mais do que uma língua e dialetos nacionais”, pelo que não será “muito difícil um esforço redobrado no sentido de falar também português”.

“Aliás, hoje o tétum, que é a língua nacional e oficial, a par do português, já tem quarenta por cento de palavras portuguesas

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights