A importância da Fisioterapia Respiratória nos Programas de Reabilitação Respiratória

É fundamental garantir que nos programas de Reabilitação Respiratória sejam incluídos profissionais especializados e com competências específicas, em particular o fisioterapeuta respiratório, que inquestionavelmente tem sido dos profissionais envolvidos na Reabilitação Respiratória, que mais contributos tem dado para o conhecimento, desenvolvimento, suporte científico e orientações de boas práticas nesta área, na última década.

Entrevista: Pedro Melo – “Não chega apenas bater palmas aos enfermeiros; no final do mês não chegam para pagar as contas”

Entrevista: Pedro Melo – “Não chega apenas bater palmas aos enfermeiros; no final do mês não chegam para pagar as contas”

Os enfermeiros especialistas sentem-se injustiçados, desmotivados e cansados. A denúncia é do Professor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa do Porto, Pedro Melo, em entrevista à HealthNews. No âmbito do IV Fórum das Especialidades agendado para 17 de dezembro, o também enfermeiro especialista fala sobre os contributos dos profissionais no SNS, aponta críticas ao Ministério da Saúde e diz que mesmo antes da pandemia a “Saúde Pública em Portugal sempre foi muito pobre”.

As medidas e as exceções do novo estado de emergência

O decreto do Governo que regulamenta a aplicação do novo estado de emergência devido à pandemia de Covid-19, em vigor a partir das 00:00 de hoje, enumera as medidas e estabelece as exceções às proibições impostas.

Pulmonale: tabaco causa 85% dos cancros do pulmão

Celebra-se esta terça-feira, dia 17 de novembro, o Dia Mundial do Não Fumador – uma data que representa a promoção da saúde e de um hábito saudável perante o principal causador de doenças com elevada mortalidade, como são o cancro, as doenças cardiovasculares e as respiratórias, entre outras.

GSK anuncia novas medidas ambientais

A GSK definiu novas metas ambientais de impacto zero no clima e natureza a adotar até 2030. O anúncio é feito a propósito do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, que se celebra a 18 de novembro.

Entrevista: Dr. José Miranda –  Mês da sensibilização para o cancro do pulmão: “A única maneira de ganhar esta batalha é não fumar”

Entrevista: Dr. José Miranda – Mês da sensibilização para o cancro do pulmão: “A única maneira de ganhar esta batalha é não fumar”

“Se vamos entrar numa guerra difícil, temos de melhorar as nossas probabilidades a favor, pela prevenção”, são as palavras do Dr. José Miranda, cirurgião torácico na Casa de Saúde da Boavista, no Porto, que ressalta a importância da prevenção numa doença contra a qual a batalha é “muito difícil”, mas não impossível

ELF destaca trabalho de profissionais de saúde durante a pandemia

O prémio anual da European Lung Foundation (ELF) homenageou o trabalho dos profissionais de saúde da área respiratória durante a pandemia através de um vídeo, onde estão presentes profissionais portugueses, que ilustra o impacto que a pandemia teve nos hospitais, na vida dos profissionais de saúde, doentes e cuidadores.

Sono REM regula o comportamento alimentar

Investigadores da Universidade de Berna e do Inselspital descobriram que a ativação de neurónios no hipotálamo durante o sono REM regula o comportamento alimentar: a supressão desta atividade em ratinhos diminui o apetite.

Verified by MonsterInsights