Bolsonaro diz que Ministério da Saúde é a favor do regresso dos jogos de futebol

22 de Maio 2020

O regresso do futebol no Brasil, à porta fechada, tem luz verde do Ministério da Saúde, assegurou esta sexta-feira o presidente Jair Bolsonaro, que disse que os jogadores têm sido favoráveis à retoma das competições.

“Ao início, havia muitos jogadores que eram contra, mas agora há outro entendimento por parte deles para se retornar, obviamente sem fãs”, disse Jair Bolsonaro durante a transmissão do seu programa semanal pela rede social Facebook.

Segundo o presidente, que durante a mensagem minimizou a pandemia de covid-19, “o Ministério da Saúde é a favor de se pronunciar nesse sentido”, para que os campeonatos de futebol voltem, e “isso ainda ajuda a manter as pessoas em casa e sem ‘stress’”.

“Os jogadores querem voltar a jogar e é isso que importa, porque não sabemos quanto tempo esta pandemia vai durar. Desporto é vida e saúde”, acrescentou Bolsonaro, que se reuniu na quinta-feira com o prefeito do Rio de Janeiro, o pastor evangélico e aliado Marcelo Crivella.

Embora Marcelo Crivella tenha dito que apenas as atividades de fisioterapia dos clubes do Rio de Janeiro eram permitidas, o campeão e vencedor da Taça Libertadores Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, já regressou aos treinos.

“Conversamos sobre o regresso do futebol e, no que toca ao Rio de Janeiro, está nas mãos dele [Marcelo Crivella] autorizar o retorno do Campeonato Carioca. Espero que também comece nos outros estados”, afirmou o chefe de Estado brasileiro.

Na terça-feira, Jair Bolsonaro alertou que, sem patrocínios, receitas e transmissões televisivas, os clubes da segunda divisão iriam à falência e os da primeira, como Flamengo e Palmeiras, “com folhas de pagamento mensais de quinze milhões de reais [cerca de 2,4 milhões de euros], passariam por problemas financeiros”.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu indicações para iniciar a Liga, que estava inicialmente prevista para maio, no final de junho. No entanto, não há ainda um plano detalhado de como será feito, nem sobre a presença do público.

Os campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede em Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho, depois de a Liga alemã ter sido retomada no sábado.

A declaração de Jair Bolsonaro sobre o regresso do futebol ocorreu quase paralela à divulgação pelo Ministério da Saúde de um novo boletim diário sobre o coronavírus no país sul-americano.

O Brasil registou 1.188 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário desde o início da pandemia do novo coronavírus, elevando o saldo total de óbitos para 20.047 óbitos.

Os casos confirmados de novo coronavírus aumentaram para 310.087 no país, após um aumento de 18.508 infeções no último dia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

LUSA/ HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

André Gomes (SMZS) “Médicos satisfeitos não precisam de ser prestadores de serviços”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, André Gomes, recém-eleito presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) para o triénio 2025-2028, traça as prioridades do mandato. O foco absoluto é inverter a perda de poder de compra e a degradação das condições de trabalho no SNS. A estratégia passa por pressionar o Ministério da Saúde, já em mediação, para repor direitos como as 35 horas e atualizar salários. Combater a precariedade e travar a fuga de médicos para o privado e internacional são outras batalhas, com a defesa intransigente de um SNS público como bandeira

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights