Instituição Paraíso Social em Águeda tem 19 casos positivos

14 de Junho 2020

A Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Paraíso Social, em Águeda, distrito de Aveiro, tem 19 casos positivos de covid-19, dos quais 13 são utentes e seis colaboradores, anunciou a câmara municipal.

Numa nota publicada nas suas páginas oficiais, a autarquia, liderada por Jorge Almeida, referiu que os infetados estão todos assintomáticos, ou seja, não têm qualquer sintoma associado à patologia do novo coronavírus.

Estes casos foram identificados numa “operação de rotina de despistagem”, na qual foram detetados dois casos positivos, explicou.

Nessa sequência, as autoridades de saúde locais realizaram testes em todos os utentes e funcionários da instituição, acrescentou.

“De imediato foi acionado o plano de contingência aprovado e tomadas todas as medidas e ações em articulação com o delegado de Saúde”, referiu a câmara.

Na nota, a autarquia adiantou que os serviços de saúde estão a providenciar a repetição dos testes na próxima semana.

“Os serviços municipais estão, desde a primeira hora, a acompanhar esta situação”, disse Jorge Almeida, explicando que estes testes de despistagem são efetuados em todas as instituições sociais do concelho.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 430 mil mortos e infetou mais de 7,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.517 pessoas das 36.690 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Iscte e Trofa Saúde Lançam Programa Inovador de Liderança

O Iscte Executive Education e o Grupo Trofa Saúde uniram forças para criar o “Programa de Liderança em Saúde”, uma formação inovadora que capacita líderes do setor com competências avançadas em gestão, comunicação e resolução de problemas, refletindo desafios reais.

Enfermeiros açorianos: dívida histórica resolvida

Foi assinado hoje, em Angra do Heroísmo, um acordo histórico que assegura o pagamento de retroativos e reposicionamentos remuneratórios aos Enfermeiros da Região Autónoma dos Açores, encerrando uma dívida de 14 anos. A Ordem dos Enfermeiros desempenhou papel decisivo neste processo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights