Hospital de campanha do Porto vai ser desmontado nos próximos dias

16 de Junho 2020

O hospital de campanha do Porto, criado para aliviar a pressão sobre os hospitais, vai ser desmontado nos próximos dias já que a cidade não tem novos casos de covid-19 há 11 dias consecutivos, anunciou hoje a câmara.

Em comunicado, a Câmara do Porto explica que a decisão foi tomada em conjunto pelos centros hospitalares de São João e Santo António, Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos e pela autarquia, “depois da cidade não apresentar qualquer caso de COVID-19 há onde dias consecutivos e de ter caído para quinto lugar no número acumulado”.

Instalado no Pavilhão Rosa Mota, o “Hospital de Campanha Porto.” recebeu cerca de três dezenas de doentes, tendo a sua gestão sido garantida pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos e os cerca de 300 colaboradores trabalharam em regime de voluntariado.

De acordo com a autarquia, com a campanha solidária promovida pela RTP foram angariados cerca de 400 mil euros de mais de mil doadores, o que permitiu “equilibrar as contas e garantir o financiamento do projeto”, salienta.

Na nota, o município sublinha ainda que “o hospital foi também fundamental para garantir que a Câmara do Porto tinha sempre locais para a separação de utentes com teste positivo e negativo”, que provinham do programa de testagem aos lares da cidade.

A estrutura, instalada no Pavilhão Rosa Mota, esteve ativa cerca de um mês, tendo recebido doentes com covid-19 oriundos dos dois hospitais e também de lares rastreados no âmbito de um programa de separação de positivos e negativos lançado pela autarquia.

A estrutura que foi desativada no dia 15 de maio ainda não tinha sido desmontada, estando dependente de uma nova avaliação a realizar a 15 de junho, adiantava a autarquia em 28 de maio, altura em que foi feito um primeiro balanço sobre o funcionamento do hospital de campanha.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia promove reunião de Verão em Évora

Nos próximos dias 28 e 29 de junho, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) realizará a sua Reunião de Verão no Hotel Vila Galé, em Évora. O evento é uma oportunidade para dermatologistas e profissionais da área compartilharem conhecimentos, debaterem os últimos avanços na especialidade e fortalecerem laços profissionais

SIM e Secretaria da Saúde dos Açores avançam em negociações para melhorar condições de trabalho dos médicos

Os Sindicatos Médicos e a Secretaria Regional da Saúde dos Açores (SRSA) estiveram reunidos no passado dia 4 para discutir questões relacionadas com condições de trabalho dos médicos na região. Embora a reunião não tenha resultado na implementação imediata de medidas específicas para a melhoria dessas condições, diversos aspetos do processo negocial foram revistos e acordados, prometendo tornar as futuras negociações mais céleres e eficazes.

Preveris é a nova marca de prevenção em saúde

A Preveris, uma empresa do Grupo CUF, resulta da união de duas marcas de sucesso: SAGIES e Atlanticare. Com uma experiência acumulada de mais de 50 anos e o legado de experiência, rigor e confiança do Grupo CUF, esta união representa a soma desse conhecimento, numa nova marca que se coloca ao serviço da prevenção, da saúde e do bem-estar das empresas portuguesas. Operadora líder de mercado no setor da saúde ocupacional em Portugal, a Preveris é responsável por servir 25 por cento das 100 maiores empresas que atuam no nosso país.  

ENSP NOVA e NTT DATA estabelecem parceria para potenciar a inovação em saúde

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) e a consultora global de negócio e tecnologia NTT DATA fornalizaram esta quarta-feira um protocolo de colaboração que vai permitir impulsionar a formação avançada, o desenvolvimento de investigação e projetos de inovação na área da saúde. O objetivo é promover avanços significativos no setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights