Governo vai apoiar estudantes universitários em atividades de investigação científica

17 de Junho 2020

O Governo vai disponibilizar uma verba até três milhões de euros para apoiar estudantes universitários em atividades de investigação científica e estágios formativos em laboratórios, entre 01 de julho e 30 de outubro, indicou hoje o ministério da Ciência.

O apoio será dado através de bolsas de investigação científica e de ação social escolar, ao abrigo da iniciativa “Verão com Ciência”, lançada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no contexto da pandemia da covid-19, em colaboração com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), ambas tuteladas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

À Lusa, a assessoria de imprensa do ministério adiantou que o total do apoio financeiro a conceder através das bolsas ascende até três milhões de euros, não podendo os beneficiários acumular as duas bolsas.

As candidaturas estão abertas até 26 de junho e devem ser enviadas para a FCT.

A iniciativa “Verão com Ciência” visa apoiar atividades de investigação e formação superior, como estágios em centros científicos ou instituições publicas e privadas, e promover a qualificação de jovens em tempo de crise sanitária e económica.

A FCT, principal entidade que subsidia a investigação científica em Portugal, financiará bolsas para atividades presenciais de formação e investigação em institutos politécnicos e universidades, em articulação com laboratórios científicos e com a possibilidade de estágios em instituições públicas ou privadas.

A DGES estenderá, com o mesmo propósito, o prazo do apoio previsto nas bolsas de ação social escolar (destinadas a alunos universitários mais carenciados) ativas no corrente ano letivo.

As atividades terão uma duração de três meses, devendo complementar ações de formação existentes e prever estágios em equipas de investigação com projetos em curso.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights