Açores sem novos casos e com menos um caso ativo

9 de Julho 2020

Os Açores não registaram novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e o único caso ativo na ilha Terceira regressou a Portugal continental em incumprimento pelas medidas de isolamento, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Em comunicado, aquela autoridade revelou que o homem “diagnosticado com infeção por SARS-CoV-2 na ilha Terceira regressou quarta-feira a território continental, incumprindo as medidas de isolamento profilático determinadas pela Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo”.

“Após ter conhecimento de que a primeira análise de seguimento da doença havia produzido resultado negativo e de que a segunda, realizada a 07 de julho, produziu ainda resultado positivo, e apesar de ter sido informado telefonicamente desse resultado cerca das 12:00 de 08 de julho pela Equipa de Acompanhamento Domiciliário de Doentes covid-19, o referido indivíduo partiu para território continental à revelia das autoridades”, prossegue a nota.

A Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo já contactou a Autoridade de Saúde Nacional e já diligenciou a “necessária ação judicial pelo incumprimento”.

Sem registar novos casos desde sábado, os Açores ficam assim com cinco casos positivos ativos, sendo quatro em São Miguel e um nas Flores.

Desde o início do surto, a região registou 154 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19.

Até agora, 130 pessoas recuperaram, 16 morreram e três pessoas diagnosticadas nos Açores regressaram a Portugal continental.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights