Conselho de Ministros extraordinário sobre medidas de desconfinamento na 3.ª feira

10 de Julho 2020

O Conselho de Ministros extraordinário para analisar as medidas de desconfinamento devido à pandemia decorre na próxima terça-feira, adiantou à agência Lusa fonte da Presidência do Conselho de Ministros.

Esta semana, o Conselho Ministros reuniu-se, como habitualmente, à quinta-feira, mas não foi anunciada qualquer decisão sobre o processo de desconfinamento devido à covid-19, em particular o facto de o país estar neste momento com três situações distintas.

Na reunião do Governo de 25 de junho, foi aprovada uma resolução para dar “continuidade ao processo de desconfinamento iniciado a 30 de abril”, na qual foi declarada a situação de alerta, contingência e calamidade consoante o território, a partir das 00:00h do dia 01 de julho e até 23:59h da próxima terça-feira.

Em situação de calamidade ficaram 19 freguesias dos concelhos da Amadora, Odivelas, Loures, Sintra e Lisboa, enquanto restante à Área Metropolitana de Lisboa foi aplicada a situação de contingência (nível intermédio).

A situação de alerta (nível mais baixo de intervenção previsto na Lei de Bases de Proteção Civil) foi declarada em todo o restante território nacional continental, tendo então o primeiro-ministro, António Costa, avisado que Portugal se iria manter nesta situação até a pandemia de covid-19 estar ultrapassada.

Hoje mesmo, o primeiro-ministro defendeu que está a resultar a metodologia de combate à covid-19 nas zonas da Área Metropolitana de Lisboa mais atingidas pela pandemia, mas considerou “prematuro” aligeirar as medidas de contenção da pandemia.

No final de uma reunião com o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, sobre o combate à pandemia da covid-19, António Costa afirmou que “tal como já tinha observado em Sintra e na Amadora na quarta-feira”, a metodologia “colocada em prática está a provar bem, porque se conseguiu estabilizar em Loures o número de novos casos [de infeção] e há uma tendência decrescente de casos ativos”, o que dá confiança em relação ao caminho seguido.

No entanto, de acordo com o chefe do executivo, “mantém-se uma necessidade de seguir este caminho, procurando reforçar as equipas de forma a conservar um trabalho de proximidade”.

António Costa considerou “prematuro antecipar o estado de classificação que foi feito no início deste mês”, designadamente em relação às 19 freguesias mais atingidas na Área Metropolitana de Lisboa.

A pandemia de covid-19 já provocou 555 mil mortos e infetou mais de 12,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.646 pessoas das 45.679 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This