Investigadores da Universidade de Évora querem “conhecer melhor os sintomas” da doença provocada pelo novo coronavírus

22 de Julho 2020

Investigadores da Universidade de Évora (UÉ) estão a estudar os sintomas da covid-19, como eventuais dificuldades dos doentes em sentirem gostos e cheiros, através de um inquérito a pacientes recuperados, divulgou hoje a academia.

O trabalho é desenvolvido por Alessandra Machado, da Universidade Vila Velha (Brasil) e atualmente em pós-doutoramento em Évora, em colaboração com Elsa Lamy, Fernando Capela e Silva e Cristina Pinheiro, do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da UÉ.

Segundo a academia alentejana, os investigadores querem “conhecer melhor os sintomas” da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, nomeadamente “alterações na perceção sensorial e na capacidade de deglutição e ingestão” dos pacientes.

O estudo está a ser realizado através de um inquérito na Internet, disponibilizado no endereço pt.surveymonkey.com/r/8MMX77X, o qual deverá ser respondido por adultos, residentes em Portugal, que tenham recuperado da covid-19.

“Para além dos seus mais diversos sintomas considerados característicos, como febre, tosse, dor no corpo, cansaço, dor de cabeça e tantos outros”, o inquérito inclui perguntas sobre “possíveis sinais e sintomas relacionados com a alimentação, designadamente dificuldades em sentir gostos e cheiros, engasgos e sensação de boca seca”, realçou a UÉ.

Portugal contabiliza pelo menos 1.702 mortos associados à covid-19 em 49.150 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights