PSD quer garantias do Governo sobre extensões dos Centros de Saúde e cuidados continuados

27 de Julho 2020

O PSD quer esclarecimentos ao Governo sobre as extensões dos centros de saúde encerradas devido à pandemia, pedindo garantias que voltarão a reabrir, e quer também saber quando serão atualizadas as comparticipações às unidades de cuidados continuados.

Em duas perguntas dirigidas à ministra da Saúde, Marta Temido, entregues na Assembleia da República na sexta-feira e enviadas hoje à imprensa, o PSD pede, por um lado, que o Governo detalhe quais as extensões de saúde encerradas desde o início do ano devido à pandemia de covid-19, quantas já reabriram e qual é o plano de reabertura para as que ainda se encontram encerradas.

“Pode o Governo garantir que nenhuma das extensões de saúde encerradas nos últimos meses deixará de reabrir?”, perguntam ainda os deputados do PSD, questionando se é por falta de recursos humanos que algumas ainda permanecem fechadas.

Os deputados do PSD apontam que “o encerramento das referidas extensões de saúde tem dificultado o acesso das populações aos cuidados de saúde primários, circunstância agravada quando estão em causa localidades habitadas por pessoas maioritariamente idosas e onde se regista uma grande escassez de transportes públicos”.

“Embora a telemedicina tenha muitas vantagens e tenha tido um papel preponderante nesta pandemia, a verdade é que nunca irá substituir a consulta presencial. A população idosa tem alguma dificuldade em se adaptar a estas novas tecnologias, até pelos problemas de natureza auditiva ou cognitiva que podem contribuir para inviabilizar a perceção da mensagem”, acrescentam.

Numa outra pergunta dirigida à ministra da Saúde, os sociais-democratas alertam que, em 2020, “a situação das unidades de cuidados continuados” se agravou devido à pandemia de covid-19, com estas instituições a registarem “um significativo aumento da despesa, principalmente no que respeita à aquisição de equipamentos de proteção individual e de contratação de novos recursos humanos”

“Em particular os constrangimentos financeiros referidos estão a levar muitas unidades de cuidados continuados integrados a gravíssimos problemas financeiros, podendo mesmo agravar o seu risco de encerramento, pelo simples facto de os seus custos de funcionamento serem já superiores às receitas, cujo valor, recorde-se, lhes é imposto pelo Estado””, apontam.

Assim, o PSD quer saber quando prevê o Governo atualizar as comparticipações do Estado às entidades de cuidados continuados integrados protocoladas com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

“Qual é a previsão de abertura de camas da RNCCI e da Rede Nacional de Cuidados Paliativos até ao final de 2020?”, perguntam ainda.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebe Certificação da Qualidade de nível Bom

O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), foi distinguido com a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. 

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights