Câmara da Castanheira de Pera defende modernização do Hospital dos Covões

28 de Julho 2020

 A Câmara da Castanheira de Pera exigiu hoje que o Hospital dos Covões, em Coimbra, seja preservado e modernizado com todos os serviços em funcionamento.

Em comunicado, na sequência de uma moção aprovada por unanimidade, o executivo liderado por Alda Carvalho reclama “a inversão da política de desconsideração do Hospital dos Covões por parte do Governo”.

Essa política do Ministério da Saúde tem vindo “a destruir o hospital, com as limitações ou fecho de serviços”, como Neurologia, Neurocirurgia, Gastrenterologia e Doenças Infecciosas, entre outros, tendo já fechado a Cardiologia, ao nível da enfermaria, e o Laboratório de Hemodinâmica”, lamenta a Câmara Municipal.

Exigindo que aquele complexo de saúde de Coimbra, na margem sul do rio Mondego, “responda aos anseios das populações da região Centro”, a Câmara afirma que “as diversas valências e especialidades fizeram deste hospital uma referência nas escolhas e preferência da população do concelho” de Castanheira de Pera.

“O serviço de Pneumologia do Hospital dos Covões será transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), segundo veio a público, tal como a passagem do Serviço de Urgência Polivalente para Serviço de Urgência Básica”, sublinha.

A autarquia, no distrito de Leiria, defende que o Ministério da Saúde “fomente um plano consciente e uma visão que sirva os interesses das populações adjacentes de Coimbra (…), onde pela rapidez de deslocação e acessibilidades os munícipes de Castanheira de Pera pretendem continuar a ter assistência (…) com todos os serviços em pleno funcionamento”.

Aprovada na última sessão do executivo, por proposta da presidente, a moção foi enviada ao primeiro-ministro, António Costa, e à ministra da Saúde, Marta Temido, além dos partidos representados na Assembleia da República.

Da sub-região do Pinhal Interior, também a Assembleia Municipal e a Câmara da Lousã aprovaram este mês, por unanimidade, idênticas moções contra o alegado desmantelamento do Hospital dos Covões, uma causa que em Coimbra tem permitido a convergência de diferentes partidos, organizações sindicais e profissionais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Diagnóstico e tratamento da demência em destaque no Hospital CUF Porto

Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre as mais recentes inovações no diagnóstico e tratamento de queixas cognitivas e demência, a Unidade da Memória e a Unidade da Família do Hospital CUF Porto, em conjunto com a CUF Academic Center, realizam o Curso em Queixas Cognitivas e Demência, nos dias 11 e 12 de julho, no Hospital CUF Porto.

Monitorização da Oferta Alimentar em Meio Escolar

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral da Educação (DGE) publicaram os resultados da segunda avaliação à implementação do Despacho n.º 8127/2021, de 17 de agosto, que regula a oferta alimentar nos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública.

MAIS LIDAS

Share This