PR italiano considera que UE reencontrou o “espírito dos pais fundadores”

5 de Setembro 2020

O Presidente da República italiano, Sérgio Mattarella, disse hoje que a União Europeia (UE) reencontrou, perante a pandemia da covid-19, o “espírito dos pais fundadores” ao ser capaz de desenvolver uma resposta conjunta, nomeadamente o plano de recuperação europeu.

“Perante uma onda de mortes e de sofrimentos e a necessidade de cumprir regras que afetaram profundamente os nosso hábitos e modelos económicos e sociais, a União Europeia mostrou a sua força motriz, a sua capacidade em reencontrar o espírito autêntico dos pais fundadores, apoiando-se nos seus valores fundamentais como a solidariedade e a responsabilidade”, congratulou-se o Chefe de Estado, num discurso realizado por videoconferência no `Fórum The European House- Ambrosetti´, em Cernobbio, em Itália.

Em menos de seis meses, a UE fez escolhas corajosas e inovadoras que, poucas semanas antes da crise, pareciam “decididamente fora de alcance”, sublinhou.

O plano europeu de recuperação de 750 mil milhões de euros, traçado em julho e baseado pela primeira vez numa dívida comum, representa uma “viragem extraordinária ao nível dos montantes de recursos e da qualidade das propostas apresentadas”, considerou Sérgio Mattarella.

“Os Estados-membros têm uma oportunidade única, que poderá não se repetir, de dispor de recursos substanciais para levar a cabo reformas estruturais, a fim de garantir não só uma saída da crise, mas, acima de tudo, garantir a prosperidade e o bem-estar das gerações futuras de acordo com um modelo de crescimento mais sustentável”, afirmou.

O Presidente da República referiu que não se deve comprometer, por más escolhas, a esperança das gerações mais novas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights