Aumentam as zonas de risco nas grandes cidades da Alemanha, 3.483 novos casos

11 de Outubro 2020

O número de áreas de risco ou de especial incidência do novo coronavírus na Alemanha aumentou nas últimas 24 horas em várias das grandes cidades do país, como Essen (oeste), Estugarda (sul) e Bremen (norte).

Segundo a agência EFE, já estavam identificadas como áreas de risco as cidades de Berlim, Frankfurt e Colónia.

De acordo com a norma do Instituto Robert Koch (RKI), são consideradas zonas de risco os locais onde são registadas 50 infeções por 100.000 habitantes em sete dias. A partir desse valor são adotadas medidas territoriais especiais.

A EFE refere que já há vários bairros de Berlim que atingiram esses valores no meio da semana, tendo a capital e cidade-estado, superado a média de 52 casos para essa contagem de habitantes a sete dias.

Nas últimas 24 horas, o RKI notificou 3.483 novos casos de Sars-coV-2 em todo o país e 11 mortes.

É uma descida em relação aos 4.700 casos de covid-19, com 15 mortes relatadas no sábado, o maior número desde o início de abril.

No entanto, essa diminuição é comum ao fim de semana, já que alguns estabelecimentos de saúde nos “Länder” – estados federados – só atualizam os seus dados na segunda-feira.

Dada a aceleração nos últimos dias, teme-se que sejam atingidas em breve 6.000 infeções diárias, valor que foi registado no pico da primeira onda da pandemia, no final de março.

Na sexta-feira, já se tinham verificado 4.500 novas infeções, depois de quinta-feira ter sido ultrapassado o patamar dos 4.000 novos contágios, enquanto na quarta-feira se registaram 2.800.

A chanceler alemã, Ângela Merkel, alertou na sexta-feira, após reunir com os autarcas dos 11 principais centros urbanos que é especialmente preocupante a situação nas cidades.

No total, desde o início da pandemia, a Alemanha, o país com maior peso demográfico da União Europeia – com 83,5 milhões de habitantes -, contabiliza 322.864 casos, 274.800 dos quais já recuperaram e 9.615 morreram.

Berlim, à semelhança de Frankfurt, determinou, no sábado à noite, o encerramento de bares e restaurantes, que devem manter-se fechados entre as 23:00 e as 06:00, horário em que a venda de bebidas alcoólicas e reuniões em grupos de mais de cinco pessoas estão proibidas.

A maioria dos municípios impôs ainda a proibição de pernoitar no seu território aos viajantes provenientes de zonas de risco.

A zona mais afetada pela pandemia e com o maior número de áreas de risco é a Renânia do Norte-Vestfália, onde se concentram muitos centros urbanos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e sessenta e nove mil mortos e perto de 37 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (214.305) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 7,7 milhões).

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se no Reino Unido (42.760 mortos, mais de 590 mil casos), seguindo-se Itália (36.140 mortos, mais de 349 mil casos), Espanha (32.929 mortos, mais de 861 mil casos) e França (32.684 mortos, mais de 718 mil casos).

Portugal contabiliza 2.062 mortos em 83.928 casos de infeção.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights