BCE diz que é preciso assegurar opções de pagamento gratuitas e sem riscos para todos

22 de Outubro 2020

O Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais têm a responsabilidade de assegurar opções de pagamento gratuitas e sem riscos para todos, incluindo o "acesso contínuo a numerário", disse hoje Fabio Panetta, membro do comité executivo do BCE.

Panetta, que falava hoje na abertura de uma conferência sobre pagamentos na Europa e o euro digital, sublinhou que o numerário continua a ser a principal forma de pagamento a retalho, mesmo que a sua utilização esteja a diminuir.

Apesar da queda da utilização de numerário para pagamentos, “a procura de notas de euro está a crescer a uma taxa anual de 10% e acelerou muito com o surgimento da pandemia”, disse Panetta.

O volume de transações em numerário diminuiu de 79% em 2016 para 73% em 2019 e em termos do valor das transações este caiu de 54% para 48% nos mesmos anos, de acordo com os números de Panetta.

Panetta precisou que o BCE detetou que o comércio eletrónico disparou durante os confinamentos resultantes da pandemia da covid-19, afirmando que “as vendas de comércio eletrónico, por exemplo, duplicaram na zona euro nos últimos seis anos e aumentaram um terço durante o confinamento em relação aos níveis pré-crise”.

“A tendência para pagamentos sem dinheiro foi acelerada pela pandemia”, disse Panetta, acrescentando que “houve um ‘boom’ nos pagamentos das famílias através da internet e uma mudança para pagamentos sem contacto nas lojas”.

Mais de 40% (41%) dos participantes num recente inquérito do BCE disseram ter reduzido a sua utilização de dinheiro e a maioria espera continuar a pagar menos com dinheiro quando a pandemia acabar.

A expansão das transações sem numerário deve-se, principalmente, aos pagamentos com cartão, que aumentaram de 19% para 24% em termos de volume e de 39% para 41% em termos de valor.

NR/N/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights