Madeira assinala 16 novos casos e um total de 184 infeções ativas

2 de Novembro 2020

A Madeira registou hoje 16 novos casos de covid-19, elevando para 184 o número de infeções ativas no arquipélago, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), notificando ainda quatro recuperações e 76 situações suspeitas em estudo.

“Hoje há 16 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 471 casos confirmados de covid-19”, refere o instituto, em comunicado, esclarecendo que se trata de 12 casos importados (seis provenientes da Polónia, três do Reino Unido, dois de França, e um de Bélgica) e quatro de transmissão local.

No total, a região contabiliza 184 casos ativos, dos quais 155 foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 29 são de transmissão local.

Relativamente à residência das pessoas infetadas, 137 são não-residentes e 47 são residentes no arquipélago, sendo que 81 cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 102 em alojamento próprio e uma encontra-se internada na Unidade Polivalente dedicada ao novo coronavírus no Hospital Central do Funchal.

A Região Autónoma da Madeira contabilizou até hoje 1.931 notificações de casos suspeitos, dos quais 1.460 não se confirmaram, sendo que há assinalar 286 recuperações e um óbito.

Sobre os casos de transmissão local hoje identificados, o IASAÚDE esclarece que três são profissionais de saúde, afetos às atividades de resposta à covid-19, e foram identificados no contexto do rastreio implementado no Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram).

“A investigação epidemiológica de cada um dos casos está em curso”, indica o mesmo organismo, sublinhando que foram já sinalizados dez contactos no contexto do serviço de saúde, que permanecem em isolamento profilático e farão teste de PCR após o período indicado pelas autoridades de saúde.

Um outro caso de transmissão local é o de uma professora de uma escola do concelho de Câmara de Lobos, zona oeste da ilha, e resultou de um contacto próximo, em contexto familiar, com um caso positivo hoje diagnosticado

A situação implicou a ativação do plano de contingência no estabelecimento de ensino e foram identificados seis contactos próximos, que permanecem em isolamento profilático.

“No total, há 76 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 19 provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 57 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24”, refere o IASAÚDE.

À data, 12.776 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação ‘MadeiraSafe’, 3.246 das quais estão em vigilância ativa.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 de julho, há a reportar um total cumulativo de 100.774 colheitas para teste ao novo coronavírus realizadas até às 17:30 de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.590 pessoas dos 146.847 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights