Moçambique lança projeto-piloto que pode prevenir 75% dos casos de malária

16 de Novembro 2020

O Ministério da Saúde (Misau) moçambicano lança hoje, pela primeira vez, um projeto-piloto de prevenção da malária, que pode evitar três quartos dos casos da doença, uma das que mais mata no país, anunciou o Governo

A intervenção “pode prevenir 75% de casos de malária em crianças menores de cinco anos” e vai ser feita “porta-a-porta, através de voluntários comunitários supervisionados por trabalhadores de saúde ou pessoal qualificado”, esclareceu o Misau, em comunicado.

“É a primeira vez que Moçambique implementa esta estratégia, que será acompanhada por um protocolo de investigação científica em parceria com especialistas em pesquisa sobre malária”, acrescentou.

A iniciativa vai decorrer em dois distritos da província de Nampula (norte do país, a mais populosa) e consiste em dois medicamentos contra a malária combinados em quatro doses mensais, sob a designação “SPAQ – Suladoxina/Piremetamina e Amodiaquina”.

As crianças dos 03 meses aos 05 anos de idade são o grupo alvo deste projeto-piloto.

A Campanha de Quimioprofilaxia Sazonal da Malaria será implementada em regime piloto na província de Nampula, nos distritos de Malema e Mecoburi, ambos escolhidos “após análise da estratificação da malária, sazonalidade e combinação com outras medidas de intervenção”.

Um terceiro distrito, Lalaua, será envolvido na avaliação como controlo.

Caso os resultados sejam positivos, o Misau vai expandir o método para outros locais em 2021.

De acordo com o mais recente relatório anual sobre malária da Organização Mundial de Saúde (OMS), relativo a dados de 2018 e divulgado há um ano, 968 mortes devidas à malária foram oficialmente registadas em Moçambique, menos 146 que no ano anterior e menos 2.386 que em 2010.

Segundo o mesmo relatório, estima-se o total de mortes, além dos casos registados, entre 11.900 a 18.400 pessoas. Em oito anos, houve uma descida de 23% no limite inferior da estimativa, enquanto o limite superior praticamente se manteve.

O país, com cerca de 29,5 milhões de habitantes, faz parte de um grupo de 11 Estados prioritários da iniciativa intitulada “De grande carga a grande impacto”, com a qual a OMS visa acelerar os progressos no combate onde a doença se mantém endémica.

De acordo com o último relatório anual, seis países concentram quase metade das infeções no mundo: Nigéria (25%), República Democrática do Congo (12%), Uganda (5%), Costa do Marfim, Níger e Moçambique (4% cada).

Em 2018, as estimativas apontam para que a doença tenha causado mais de 400 mil mortes, 380 mil em África e 270 mil em crianças com menos de 05 anos.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights