Aprovada proposta do PCP para investimento até 150 milhões de euros em centros de saúde

25 de Novembro 2020

O plano de equipamento e intervenção urgente em instalações dos centros de saúde deve identificar as ações prioritárias na adequação dos edifícios, incluindo a instalação de estruturas provisórias para assegurar as necessárias condições aos utentes.

A proposta, apresentada no âmbito das votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), recebeu na especialidade os votos contra do PSD e do CDS-PP, bem como a abstenção da Iniciativa Liberal e foi aprovada com os votos favoráveis dos restantes partidos.

O objetivo é garantir a segurança sanitária, o conforto, nomeadamente em condições climatéricas adversas, e a acessibilidade em situações de mobilidade reduzida.

Fica também prevista a requalificação e construção de novas instalações, a instalação de equipamentos de Raio-X e a contratação de 165 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica na área da radiologia.

“As Administrações Regionais de Saúde ficam dispensadas de obter a autorização dos membros do Governo para a utilização das verbas necessárias aos investimentos referidos”, mesmo que não constem dos respetivos planos de atividades e orçamento, segundo o texto aprovado.

Nos termos da proposta, a Administração Central do Sistema de Saúde, IP, transfere as verbas necessárias à realização dos investimentos previstos, desde que solicitadas pelas administrações regionais de saúde, até ao montante global de €150.000.000 euros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights