Mortes aumentam para cinco em surto em lar do concelho de Mora

2 de Dezembro 2020

O número de mortes associadas à Covid-19 do surto num lar do concelho de Mora, no distrito de Évora, subiu para cinco, mais quatro do que no anterior balanço, disse esta quarta-feira o presidente da câmara municipal.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Mora, Luís Simão, indicou que a mais recente morte do surto de Covid-19 no lar do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Purificação, em Cabeção, ocorreu na terça-feira em Évora.

As cinco vítimas mortais deste surto são utentes do lar “na casa dos 70 e dos 80 anos”, indicou, referindo que os óbitos ocorreram na residência universitária de Évora onde estão instalados os idosos infetados e no hospital da cidade.

Segundo o presidente do município, a primeira morte deste surto, ocorrida no dia 25 de novembro na residência universitária, foi a de uma utente “na casa dos 80 anos”.

Luís Simão adiantou que na residência de Évora continuam 18 utentes do lar com Covid-19 e que uma das duas funcionárias infetadas já recuperou da doença.

Já o elemento da direção do lar também infetado que esteve internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) encontra-se ainda na unidade hospitalar, mas em enfermaria, acrescentou.

O primeiro caso na instituição foi o de uma utente que foi transportada no dia 05 de novembro para o HESE, onde teve um teste positivo.

O lar do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Purificação, em Cabeção, tem 40 utentes e 23 funcionários.

Portugal contabiliza pelo menos 4.577 mortos associados à Covid-19 em 300.462 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla” de Emanuel Ribeiro abre em Lisboa

O artista Emanuel Ribeiro apresenta três das suas mais impactantes obras – “À Deriva”, “Grito Mudo” e “Libertação” – na exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla”. Organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Merck e do El Corte Inglés (ECI), a exposição visa retratar as complexidades, desafios e triunfos da vida com esclerose múltipla.

Futuros nutricionistas enfrentam “tubarões” no Teatro Thalia

A NOVA Medical School vai trazer para a academia o conhecido modelo de captação de negócio ‘Shark Tank’, dia 28 de junho no Teatro Thalia, em Lisboa, proporcionando uma plataforma para os alunos finalistas da Licenciatura em Ciências da Nutrição se apresentarem ao mercado de trabalho.

Relatório de saúde STADA 2024: sistemas de saúde na Europa precisam de reformas urgentes

Os sistemas de saúde europeus estão em crise e necessitam de uma reforma urgente, revela o Relatório de Saúde da STADA 2024. Este inquérito representativo, que envolveu cerca de 46.000 entrevistados em 23 países europeus, destaca que os sistemas de saúde não conseguem atender adequadamente às necessidades de muitos europeus, levando-os a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights