Presidente eleito dos EUA designa procurador latino da Califórnia para dirigir a Saúde

7 de Dezembro 2020

O Presidente eleito dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, escolheu o procurador-geral da Califórnia, o latino Xavier Becerra, para dirigir o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, pasta fundamental no combate à Covid-19, anunciou a imprensa.

Segundo o jornal The New York Times, que citou no domingo responsáveis envolvidos nas discussões sobre a transição, Joe Biden optou por Becerra, natural de Sacramento (Califórnia) e de pais mexicanos, após as queixas do Caucus Hispânico do Congresso sobre o escasso número de latinos no futuro executivo.

As fontes citadas pelo diário norte-americano precisaram que a eleição de Becerra, 62 anos, converteu-se numa opção clara para Biden nos últimos dias e constituiu uma surpresa, pelo facto de o seu perfil estar mais orientado para temas de justiça penal, imigração e política fiscal, e era apontado como um possível candidato a procurador-geral do país.

No entanto, e na qualidade de procurador-geral da Califórnia, liderou os esforços para proteger a Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente (ACA ou “Obamacare”), face às intenções dos republicanos em anular esta lei federal.

Após a eventual confirmação pelo Senado da sua nomeação para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês), enfrentará o desafio de dirigir este departamento num momento vital da pandemia do novo coronavírus que já provocou nos EUA mais de 282 mil mortos e mais de 14,7 milhões de pessoas infetadas, e que atingiu em particular as minorias, quer latinos como afro-americanos.

Becerra foi deputado no Congresso nacional durante 24 anos antes de se tornar procurador-geral da Califórnia em 2017, o primeiro latino a ocupar o cargo.

Proveniente de uma família da classe trabalhadora, cuja mãe emigrou do México para os EUA, Xavier Becerra graduou-se em Direito na Universidade de Stanford.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.529.324 mortos resultantes de mais de 66,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights