Ferries do Canal da Mancha funcionam no Natal para ajudar camionistas

24 de Dezembro 2020

O Governo britânico prometeu que os ferries que cruzam o Canal da Mancha vão funcionar no dia de Natal e no sábado, para aliviar o caos no porto de Dover, onde milhares de camionistas estão retidos.

Camionistas de várias nacionalidades, incluindo portugueses, aguardam na estrada perto de Dover para cruzar o continente, depois de, na quarta-feira, a França ter aberto a fronteira com o Reino Unido, que esteve fechada por receio da nova estirpe do coronavírus encontrada em Inglaterra.

Milhares de camionistas, retidos na fronteira entre o Reino Unido e a França, formam uma longa fila na estrada principal que leva a Dover e muitos estão na pista de aviação local enquanto aguardam o teste da Covid-19 para receber autorização para cruzar o Canal da Mancha.

As autoridades francesas exigem que os camionistas tenham um teste Covid-19 negativo para entrar no seu território.

O ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, prometeu hoje que os ferries vão operar no Natal, o único dia do ano em que o Reino Unido não tem transporte.

Segundo o ministro, os bombeiros franceses vão colaborar nos testes rápidos do Covid-19. “Além de garantir a saída dos ferries no dia de Natal e no dia seguinte, contamos também com a grande cooperação dos bombeiros franceses”, que vão trabalhar com o pessoal da Saúde Pública britânica, escreveu o ministro dos Transportes, no Twitter.

Nesta época do ano, cerca de 10 mil camiões cruzam diariamente Dover e Calais (França) para transportar alimentos frescos e outras mercadorias para as férias.

Entretanto, a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) estimou que as empresas podem sofrer perdas diretas superiores a três milhões de euros devido aos motoristas portugueses retidos no Reino Unido.

De acordo com as informações mais recentes recolhidas pela Antram junto dos seus associados, a circulação dos motoristas portugueses, retidos na fronteira entre o Reino Unido e a França, bloqueados após a identificação de uma nova estirpe do coronavírus, ainda não está a acontecer.

Entretanto, a comissária europeia dos Transportes criticou a França, na quarta-feira, por exigir um teste negativo à presença do SARS-CoV-2 aos camionistas presos à entrada do Canal da Mancha, que vai contra as recomendações da Comissão Europeia (CE).

“Lamento que França tenho ido contra as nossas recomendações e que nos tenha devolvido à situação em que estávamos em março, quando foram interrompidas as cadeias de fornecimento”, escreveu Adina Valean na rede social Twitter.

O tráfego de camiões entre o Reino Unido e França foi suspenso durante 48 horas na sequência do receio da estirpe do SARS-CoV-2 detetada em território britânico e que pode ser até 70% mais contagiosa.

A proliferação desta estirpe poderá significar mais medidas de restrição e confinamento, decisões que poderão atrasar ainda mais a recuperação económica das nações da União Europeia (UE).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sismo de 4,7 na escala de Richter registado no Seixal

 Um sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter com epicentro a cerca de 14 quilómetros a oeste-sudoeste de Seixal, no distrito de Setúbal, foi registado hoje pela 13:24 nas estações da Rede Sísmica do Continente, revelou o IPMA.

Papa apresenta “quadro clinico complexo”

O Papa Francisco, hospitalizado desde sexta-feira em Roma, apresenta um “quadro clínico complexo”, anunciou hoje o Vaticano, sugerindo que a hospitalização do papa de 88 anos deverá continuar.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights