Surto com 10 infetados encerra Serviço de Urgência Básica de Moura

3 de Janeiro 2021

Um surto de covid-19 com 10 infetados foi identificado no Serviço de Urgência Básica do Centro de Saude de Moura, no distrito de Beja, que encerrou ontem, revelou a Proteção Civil local.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) indicam que “estão confirmados 10 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2”, estando “a maioria dos restantes profissionais deste serviço em vigilância ativa”.

“A presente situação levou à escassez de recursos humanos, o que comprometeu o normal funcionamento do SUB, tendo a ULSBA decidido encerrar, ontem, este mesmo serviço”, refere o comunicado.

A situação espoletou uma reunião de emergência do Centro de Coordenação Operacional Municipal, onde esteve representado o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

A solução encontrada permite que o SUB de Moura reabra no domingo, às 16:00, funcionando todos os dias, entre as 08:00 e as 24:00, com consultas de recurso, um serviço que vai ser assegurado por um médico, um enfermeiro, um assistente técnico e um assistente operacional, adianta o comunicado.

“A reabertura deste serviço, ainda que de forma condicionada, devido ao surto, permitirá assegurar à população a prestação básica de cuidados de urgência, até data a definir”, lê-se na informação do Serviço Municipal de Proteção Civil.

A desinfeção de todo o edifício, que inclui o SUB e o Centro de Saúde, vai ser assegurada pela Câmara de Moura.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.827.565 mortos resultantes de mais de 83,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.045 pessoas dos 423.870 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights