Bolsa inverte tendência e segue em alta alinhada com principais congéneres europeias

14 de Janeiro 2021

A bolsa em Lisboa segue em alta, invertendo a tendência da abertura, alinhada com a tendência das principais bolsas europeias. Na quarta-feira, o índice de referência, o PSI20, encerrou com uma descida de 0,69% para 5.091,61 pontos, em contraciclo com a maioria das bolsas europeias.

Hoje, pelas 09:00, o PSI20 seguia a avançar 0,31% para 5.107,15 pontos, com nove ações em baixa, sete em alta e duas inalteradas.

A Sonae SGPS e a EDP Renováveis eram as ações que mais subiam, com ganhos de 2,27% e 1,06% para 0,70 euros e 23,75 euros, respetivamente.

O BCP avançava 0,45% para 0,13 euros, enquanto a Galp subia 0,11% para 9,27 euros.

A EDP permanecia inalterada nos 5,37 euros.

A Ramada Investimentos e a NOS seguiam em queda de 1,07% e 0,73% para 4,63 euros e 3,01 euros, respetivamente.

A Jerónimo Martins, por seu turno, seguia em queda de 0,61% para 14,68 euros.

Lisboa seguia alinhada com a tendência das principais bolsas europeias que abriram hoje em alta, com os investidores focados nos Estados Unidos, onde podem ser aprovados mais estímulos económicos.

Os investidores também continuam atentos ao avanço da pandemia e aos planos de vacinação e às consequências que podem ter a subida dos juros das dívidas soberanas a nível global.

Ainda que a subida dos juros da dívida soberana tenha começado nos EUA, depois da viragem do controlo do Senado para os democratas, a tendência já alastrou para a Europa, com os juros da dívida da Alemanha a 10 anos – considerada a mais segura da zona euro – a subirem.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,2151 dólares, contra 1,2165 dólares na quarta-feira e o atual máximo desde maio de 2018, de 1,2300 dólares, em 05 de janeiro.

O barril de petróleo Brent para entrega em março abriu com tendência positiva no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a cotar-se a 56,34 dólares, contra 56,06 dólares na quarta-feira e um novo máximo desde fevereiro de 2020, de 56,58 dólares em 12 de janeiro.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights