OMS considera “demasiado cedo” para levantar restrições na Europa

28 de Janeiro 2021

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta quinta-feira que é "demasiado cedo" para levantar as restrições na Europa impostas para travar o contágio pelo novo coronavírus, apontando o alto ritmo de transmissão e as novas variantes mais contagiosas que circulam.

“Não nos esquecemos das lições que aprendemos de forma tão difícil: abrir e fechar rapidamente é uma má estratégia”, afirmou em conferência de imprensa virtual o diretor regional da OMS Europa, Hans Kluge.

O responsável europeu da agência das Nações Unidas para a saúde considerou que a melhor opção é introduzir e aliviar “de forma gradual e moderada” as medidas de restrição de movimentos das populações e confinamentos, baseando-se em critérios epidemiológicos.

Na região europeia, trinta países registaram uma “descida significativa” no número de novos casos nos últimos 14 dias, mais do que na última avaliação, mas as taxas de propagação do SARS-CoV-2 continuam “muito altas” em países como Portugal e Espanha, para além da “incerteza e risco” associadas às novas variantes.

Hans Kluge salientou que é preciso aumentar o ritmo de vacinação dos grupos de maior risco, reconhecendo que “a expectativa crescente pelo desenvolvimento científico, vacinas e sua distribuição justa não está a ser satisfeita tão depressa” como se pretendia.

“É preciso recordar que apenas pouco mais de 03% o da população na região europeia foi infetada e as áreas mais afetadas podem voltar a sê-lo”, alertou.

Mais de 700 mil europeus morreram por causa da Covid-19 e embora a curva de contágio no continente se encontre num planalto, na semana passada houve um máximo de 38 mil novos casos.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights