Instituto de Engenharia de Coimbra ajuda empresas no processo de digitalização

14 de Fevereiro 2021

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai ajudar as pequenas e médias empresas do setor automóvel, energético e fileiras do calçado e têxtil a recuperarem o atraso no processo de digitalização causado pela pandemia da covid-19.

“Devido à pandemia, a maioria das pequenas e médias empresas deixou para trás a inovação tecnológica”, salienta o presidente do ISEC, Mário Velindro.

Segundo o responsável, para uma recuperação económica estável pós-pandemia, “as empresas precisam inevitavelmente de reorganizar-se e, mais do que nunca, de acompanhar a transformação tecnológica, pois só assim conseguirão manter-se competitivas”.

Através da criação da Academia de Estudos Avançados para a Sustentabilidade, que vai ser apresentada na segunda-feira numa conferência da Ordem dos Engenheiros, sobre os impactos da pandemia na aceleração da indústria 4.0, o ISEC e a empresa tecnológica CWJ vão prestar consultoria e dar formação a quadros das pequenas e médias empresas para impulsionarem a digitalização dos seus processos.

Para promover a recuperação económica das empresas, a Academia de Estudos Avançados para a Sustentabilidade prevê serviços de consultoria às empresas e formação aos seus quadros, mediante uma análise prévia das suas necessidades.

“Os profissionais da CWJ e os professores do ISEC irão realizar um diagnóstico às empresas para identificarem as principais lacunas tecnológicas. Após esta análise, serão apresentadas soluções – nomeadamente de aquisição de novos equipamentos tecnológicos e de automatização de alguns processos adequadas a cada caso”, explica Mário Velindro.

O projeto inclui a criação de um laboratório de investigação e desenvolvimento, constituído por docentes e investigadores do ISEC, que vai aplicar análise e conhecimento às necessidades e problemas das empresas para que estas se possam tornar mais competitivas no mercado global.

Mário Velindro salienta que “este será mais um dos projetos em que o ISEC está empenhado em aplicar diversas áreas da engenharia ao tecido empresarial”.

“O nosso propósito é adaptar a nossa investigação às necessidades que o mercado está a colocar”, realça o presidente daquele estabelecimento de ensino superior.

A participação em projetos de empresas de referência como a Altice, Critical Software ou a Sevenair é, segundo o responsável, “a forma [de o ISEC] de contribuir para o desenvolvimento da indústria 4.0 em Portugal”.

O desenvolvimento de um projeto de gestão energética no município da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, será a primeira aposta direta da nova Academia, refere o comunicado.

A base de trabalho incide num sistema inteligente desenvolvido pela empresa CWJ, que permite contabilizar e detetar irregularidades no consumo da água, luz e gás, através de postos eletrónicos interligados por sistemas ‘wi-fi’.

“Os investigadores e os professores do ISEC, ligados diretamente à licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades, irão fazer melhorias significativas no sistema para detetar de forma rápida e precisa as avarias, as fugas ou os furtos de água, gás e eletricidade nas residências”, adianta Mário Velindro.

O novo sistema vai ajudar os serviços municipais “a resolver os problemas de forma muito eficiente”, acrescentou o presidente do ISEC.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This