Sobe para onze o número de óbitos em lar de Estremoz

15 de Fevereiro 2021

O número de mortes no surto de Covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora), subiu de oito para 11, estando três utentes hospitalizados, revelou esta segunda-feira à agência Lusa fonte da instituição.

A mesma fonte indicou que os óbitos mais recentes foram de mais três utentes: uma mulher morreu no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e um homem e uma mulher morreram no lar, desde o dia 08 deste mês.

O total de vítimas mortais atingiu, pois, os 11 idosos, mais precisamente, seis homens e cinco mulheres.

Este surto de Covid-19 já infetou 74 pessoas, nomeadamente 56 do total de 60 utentes do lar, incluindo os idosos que morreram, e 18 funcionários.

Dos idosos, 45 estão ainda infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, enquanto os outros quatro “estão negativos” e separados dos restantes, precisou a fonte.

No HESE, encontram-se internados três dos utentes, todos homens, e os restantes idosos permanecem no lar em “situação estável”, indicou.

Os primeiros casos na instituição foram detetados no dia 28 de janeiro, através da realização de testes rápidos feitos na instituição.

No dia 01 deste mês, de acordo com a fonte, foram testados todos os utentes e funcionários do lar, sendo que, dos 54 funcionários, 15 fizeram teste com resultado positivo para a SARS-CoV-2, tendo numa segunda testagem surgido “mais três positivos”.

“Os funcionários infetados estão em casa em situação estável”, acrescentou.

A fonte da instituição referiu ainda que uma brigada de intervenção rápida, enviada através da Segurança Social, está a dar apoio ao lar.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.321 pessoas dos 785.756 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights