Escola de Enfermagem de Coimbra integra projeto internacional que visa reduzir complicações indesejadas na saúde

26 de Fevereiro 2021

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) anunciou esta sexta-feira que está a participar num projeto internacional com o objetivo de “melhorar a formação” dos profissionais para reduzir “complicações indesejadas nos cuidados de saúde”.

O projeto Internacional recorre a vários métodos digitais, como “’e-learning’ e a simulação”, e contribui para a “melhoria da formação aos profissionais de saúde, ao nível da gestão da qualidade e segurança dos cuidados”, lê-se em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A iniciativa denominada “Get ready for safety” (Prepare-se para a segurança) envolve a cooperação de instituições de cinco países europeus, sendo suportado pelo programa Erasmus + da União Europeia, com uma verba de 436 mil euros.

“Partindo de um levantamento das necessidades de formação nos vários países envolvidos, definiremos um quadro de competências a desenvolver pelos profissionais de saúde e um programa formativo, direcionado a estudantes e profissionais”, explica a professora Amélia Castilho, que coordena a equipa de docentes da ESEnfC que participa neste projeto.

A “experiência, conhecimento e visão transnacional de profissionais de cinco países europeus” vai permitir corrigir a falta de “competências na gestão de qualidade e segurança exigidas pelos profissionais”, garante Amélia Castilho.

De acordo com a responsável, para evitar que “erros humanos” cheguem ao doente é necessário um “esforço contínuo de aprendizagem”, mas ainda há “um longo caminho a percorrer, como se assume na Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e nas prioridades definidas no Plano Nacional de Segurança”.

O projeto vai decorrer até 31 de agosto de 2023 e beneficia da participação de sete instituições: Universidade de Liège, Haute Ecole Libre Mosane, Inforef – organização sem fins lucrativos que atua na promoção da utilização de tecnologias digitais e na cooperação europeia no domínio da educação (as três na Bélgica), Universidade de Caen Normandie (França), Centro Hospitalar do Luxemburgo, ESEnfC (Portugal) e Universidade de Medicina e Farmácia Iuliu Hatieganu (Roménia).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS: Medidas preventivas para o tempo frio e seco em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado alertando para a continuação de tempo frio e seco em Portugal, especialmente nas regiões do interior, conforme as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta situação deverá persistir pelo menos até ao final da semana.

Cientistas alertam para riscos de mosquito do dengue em Portugal

Investigadores do Laboratório Associado Terra alertaram hoje para os riscos para a saúde pública da presença em Portugal do mosquito ‘Aedes albopictus’, que pode transmitir doenças virais como a dengue, a chikungunya e a Zika.

MAIS LIDAS

Share This