Resolvido surto de Covid-19 no Lar de Santo André em Estremoz

2 de Março 2021

O surto de Covid-19 no Lar de Santo André, em Estremoz (Évora), que infetou 13 pessoas, entre utentes e funcionárias, "está resolvido", disse esta terça-feira à agência Lusa a diretora técnica da unidade, Elsa Pingarilho.

O novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19, infetou 10 dos 13 utentes do lar e três das nove funcionárias, sem causar “casos graves”, indicou a responsável.

“O surto foi resolvido internamente e as pessoas infetadas já fizeram testes com resultados negativos”, realçou.

Elsa Pingarilho explicou que, entre os utentes “positivos”, foram registados casos “assintomáticos” e outros com “sintomas ligeiros ou moderados”, tendo as pessoas sido vigiadas pela equipa clínica do lar, enquanto os três idosos “negativos” ficaram também no lar, mas separados dos restantes.

Os primeiros casos na instituição foram detetados no dia 01 de fevereiro, quando duas utentes surgiram com “alguns sintomas”, tendo feito testes com resultados positivos para a SARS-CoV-2, recebidos no dia 03, adiantou a responsável.

A diretora técnica referiu ainda que, perante estes “resultados positivos”, foi ativado o plano de contingência do lar e contactadas as autoridades de saúde, a Segurança Social e a Proteção Civil.

No dia 05 de fevereiro, de acordo com a responsável, foram testados todos os utentes e funcionárias do Lar de Santo André, tendo sido confirmados, no dia seguinte, os restantes casos positivos.

O lar de Santo André é uma das respostas sociais desenvolvidas pelo Centro Social e Paroquial de Santo André, em Estremoz.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights