Madeira com 46 novos casos

6 de Março 2021

A Madeira diagnosticou nas últimas 24 horas 46 novos casos de covid-19 e 120 recuperações, registando um total de 819 infeções ativas, revelou hoje a Direção Regional da Saúde.

“Há a reportar 46 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Região Autónoma da Madeira, que passa a contabilizar 7.478 casos confirmados de covid-19, tratando-se de dois casos importados (um do Luxemburgo e um da região de Lisboa e Vale do Tejo) e 44 de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos de casos positivos”, lê-se no boletim diário.

A Madeira contabiliza um total de 64 mortes associados à covid-19.

“São 819 os casos ativos, dos quais 16 são casos importados e 803 de transmissão local. Relativamente ao isolamento dos casos ativos, há a assinalar que 45 pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça (37 pessoas em Unidades Polivalentes e oito na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19) e 15 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio”, adianta a DRS.

No seu boletim diário, a Direção-Geral da Saúde (DGS) indicou que a Madeira registou nas últimas 24 horas 163 novos casos de covid-19, o que levou o executivo regional a emitir um comunicado hoje à tarde, à semelhança do que já tinha acontecido na terça-feira, dia em que a DGS reportou 140 novos casos no arquipélago e a região 61.

“O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, informa que os dados reportados no dia de hoje, 05 de março, no relatório da situação epidemiológica em Portugal, referentes à região não estão de acordo com a contagem diária feita na Região Autónoma da Madeira. Os números indicados são geradores de desinformação junto da população e são prejudiciais para a dinâmica do setor do turismo na região”, afirma o executivo, de coligação PSD/CDS, em comunicado.

O Governo Regional relembra que “os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde, de forma clara, segura e transparente” e que “os dados reportados pela DGS têm como fonte de informação plataformas eletrónicas nacionais, SINAVE, que têm apresentado anomalias que resultam em atrasos nas notificações e cruzamento de informação”.

“Os reportes diários da Direção Regional de Saúde, dos casos covd-19, são elaborados com base na informação, mais atual, reunida junto das Autoridades de Saúde, que por sua vez notificam e validam os casos na plataforma eletrónica nacional”, elucida o executivo madeirense.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.570.291 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.458 pessoas dos 807.456 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights