São Tomé e Príncipe recebeu 24 mil doses de vacinas da plataforma Covax

6 de Março 2021

O Governo de São Tomé e Príncipe recebeu hoje 24 mil doses de vacina contra a covid-19, que vai permitir começar “a dar o primeiro passo em termos do processo de vacinação da população", disse o primeiro-ministro são-tomense.

“Eu diria mesmo que é um dia de esperança, um dia histórico”, afirmou Jorge Bom Jesus, numa comunicação ao país, sublinhando que as doses que chegaram ao país durante a tarde vão possibilitar “vacinar 12 mil beneficiários”.

O chefe do executivo são-tomense agradeceu o que considerou ser uma “teia de mobilização da comunidade internacional”, tornando possível o envio das vacinas para o seu país.

As vacinas foram fornecidas pela plataforma Covax, numa parceria entre a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (Cepi), a Vaccine Alliance (Gavi, presidida pelo antigo primeiro-ministro português José Manuel Durão Barroso), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Mas a plataforma Covax só vai cobrir 20% da vacinação, por isso vamos continuar a mobilizar parceiros e financiamentos para cobrir o resto da população e desde logo o Banco Mundial que já prometeu cobrir mais 50%, de forma que nós possamos vacinar 70% da nossa população”, revelou Jorge Bom Jesus.

O primeiro-ministro referiu também o apoio dos parceiros bilaterais e da União Africana, que se comprometeram em ajudar o país na aquisição de mais vacinas, num total de 150 mil doses.

O governante explicou que se trata de “um processo que vai até julho”, sublinhando que o plano nacional de vacinação será apresentado na próxima semana.

“Naturalmente que vamos começar esse processo com os grupos prioritários”, que incluem os profissionais da saúde, bombeiros, militares e idosos, explicou.

As vacinas chegaram ao país no voo da transportadora aérea portuguesa TAP e foram recebidas no aeroporto pelo ministro da Saúde, Edgar Neves, pelo embaixador de Portugal, e pelos representantes da União Europeia, da Índia e da OMS em São Tomé e Príncipe.

“Hoje é o dia do primeiro passo para uma solução sustentável para o fim de uma doença que aflige esse país desde há um ano”, afirmou a representante da OMS em São Tomé e Príncipe, Anne Marie Anciã.

O ministro da Saúde renovou o apoio “a todos os parceiros bilaterais e multilaterais que têm ajudado” o seu país “numa luta estruturada no combate” à “terrível doença”.

“A longo destes meses todos conhecemos bem a dureza e as dificuldades que têm surgido e agora chegamos a uma outra fase”, congratulou-se Edgar Neves, quando recebia no aeroporto de são Tomé as 24 mil doses de vacina contra a covid-19.

A plataforma Covax pretende entregar 90 milhões de doses de vacinas no continente africano até final deste mês. Até ao final de maio, o planeamento prevê a entrega de 237 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca e de 1,2 milhões de doses da vacina Pfizer.

São Tomé e Príncipe registou 1.923 casos e 31 mortos por covid-19, segundo os dados oficiais mais recentes.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.570.291 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights