Número de novos casos em Díli caiu significativamente

21 de Junho 2021

Os novos casos de Covid-19 e a taxa de incidência em Díli, que viveu em abril e maio um grande surto, caíram significativamente, mas as infeções estão a aumentar fora da capital, segundo o último boletim epidemiológico.

O boletim, divulgado hoje, mostra que na semana entre 14 e 20 de junho se registaram em Timor-Leste 422 novos casos de infeção, o menor número semanal desde final de abril.

“Os números de casos diários em Timor-Leste caíram recentemente. Isso deve-se principalmente à queda de novos casos em Díli, onde muitas pessoas já foram infetadas e onde as taxas de vacinação são elevadas”, indica o boletim.

Em contrapartida, “o número de casos está a aumentar noutros municípios, incluindo Baucau, Bobonaro, Covalima, Ermera, Manatuto e Viqueque”, segundo o documento.

A análise, com base em modelagem epidemiológica, foi feita num relatório preparado pelo Pilar 3 do Ministério da Saúde, em conjunto com a Força-Tarefa para Prevenção e Mitigação da Covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

O Instituto Nacional de Saúde timorense, a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Equipas de Apoio Médico Australiano (AusMAT) e a Menzies School of Health Research, instituição que apoia o Laboratório Nacional timorense em Díli nos testes à Covid-19, também participam no estudo.

Os dados mostram que a taxa de incidência da doença na semana analisada foi mais elevada em Baucau, a segunda cidade do país, com 11,1 casos por 100 mil habitantes, em contraste com Díli, onde a incidência foi de 10,2.

Na semana analisada, cerca de 290 dos 5.360 testes realizados no Laboratório Nacional tiveram resultados positivos (5,4%), comparativamente com os 6,7% registados na semana anterior.

O processo de vacinação está a contribuir para a queda no número de novos casos, com um total de 125.952 pessoas a receberem a primeira dose (16,7% da população com mais de 17 anos), tendo a primeira dose sido administrada a 45% da população na capital.

“Cerca de 40% das pessoas em grupos de elevado risco já receberam a vacina”, indica-se no boletim.

Até 19 de junho, já tinham recebido a segunda dose um total de 16.957 pessoas, o que corresponde a 2,2% da população com mais de 18 anos.

Entre as recomendações, o boletim defende que se continue a acelerar o processo de vacinação e a aplicar medidas sanitárias preventivas, com um aumento dos testes nos municípios fora de Díli, onde os casos estão a aumentar, para tentar travar a transmissão.

Timor-Leste tem atualmente 1.059 casos ativos, registando 19 mortes e um total de 8.707 casos acumulados desde o início da pandemia.

Díli regista o maior número de casos ativos (661), seguindo-se Baucau (295) e Bobonaro (173), com casos ativos em todos os municípios do país e na Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA).

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.862.364 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights