Especialistas apresentam novo indicador que inclui mortes e internamentos na avaliação da matriz de risco

14 de Julho 2021

Uma equipa de especialistas apresentou esta quarta-feira um novo indicador, que acrescenta uma avaliação da gravidade, para determinar o estado da pandemia de Covid-19 e esperando agora que este seja adotado pelas entidades competentes como futura matriz.

Na sessão de apresentação do indicador, na Ordem dos Médicos, em Lisboa, o matemático Henrique Oliveira, especialista em sistemas dinâmicos, explicou que os dois indicadores que compõem a atual matriz de risco “não chegam” e “começam a dar uma visão parcial do problema”.

A proposta hoje apresentada, que resultou de um “trabalho de equipa” de especialistas do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Médicos, não deita fora os dois indicadores existentes – incidência e transmissibilidade (Rt) –, mas complementa-os com mais três: letalidade, internamentos em enfermaria e internamentos em unidades de cuidados intensivos.

A atual matriz “é lenta” e “são precisos indicadores mais rápidos”, sustenta Henrique Oliveira.

Na mesma sessão, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, adiantou que a ministra da Saúde já recebeu a proposta de novo indicador e que esta sabia que havia uma equipa a trabalhar o assunto há mais de um mês.

“O Presidente da República já tem conhecimento [sobre o indicador], o Governo terá de decidir”, afirmou, sublinhando que a Ordem dos Médicos está disponível para prestar esclarecimentos sobre a nova ferramenta, que classifica como “democrática”, porque “pode ser feita em casa, por qualquer um”.

Sublinhando que aos especialistas compete “apresentar soluções e fazer recomendações”, o bastonário frisou que “era importante que quem tem responsabilidade olhasse e levantasse questões”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Golpistas aproveitam caos climático para aplicar burla telefónica em Leiria

O comando distrital da PSP de Leiria alerta para uma nova vaga de tentativas de burla. Após o temporal, falsos funcionários de serviços essenciais contactam cidadãos para obter dados pessoais e agendar visitas fraudulentas, aproveitando-se da vulnerabilidade das populações

Batalha ativa gabinete psicológico para afetados pela tempestade Kristin

O município da Batalha, em parceria com voluntários e a Unidade de Cuidados na Comunidade, criou um serviço de apoio psicológico gratuito para os habitantes do concelho. A iniciativa surge na sequência dos estragos e do trauma deixados pela depressão Kristin

Guia psicológico apoia população após tempestades e inundações

A Ordem dos Psicólogos Portugueses, em parceria com a Direção-Geral da Saúde e a Proteção Civil, publicou um guia prático com orientações para a recuperação emocional após eventos climáticos extremos, sublinhando a importância do autocuidado e do pedido de ajuda especializada

TrumpRx: site federal facilita acesso a descontos em medicamentos prescritos

A Casa Branca lançou um portal digital que direciona os cidadãos para programas de desconto direto dos fabricantes de medicamentos, numa tentativa de aliviar o peso financeiro dos tratamentos. A apresentação, repetidamente adiada, contou com a presença do ex-presidente e do responsável pelos programas Medicaid e Medicare

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights